in

Portugal recebe evento internacional da GS1

Portugal, mais concretamente Lisboa, foi a localização selecionada para a realização da Assembleia Geral 2020 da GS1, a entidade responsável pelo sistema de standards globais, do qual o código de barras é o mais conhecido.

A candidatura, apresentada em 2017, contou com o apoio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e promete trazer ao  país empresários provenientes de mais de 80 países, em representação das organizações-membro da GS1, naquele que é o mais importante evento internacional desta organização.

A decisão foi formalmente aprovada durante a Assembleia Geral da GS1, que este ano teve lugar em Hangzhou, na China. Uma localização estratégica dada a presença, nesta cidade chinesa, do gigante de comércio eletrónico Alibaba Group. Foi ainda confirmada a realização da Assembleia Geral da GS1, em 2019, na Turquia, em Istambul.

Para João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal, “acreditamos que este será um marco de enorme relevância na história da GS1 Portugal e que representa um ponto alto de reconhecimento e notoriedade para a nossa organização, pelo qual temos vindo a lutar nos últimos anos e cuja concretização muito nos honra. A nossa equipa vai manter-se fortemente envolvida na materialização deste sonho da GS1 Portugal e os preparativos estão já em curso. Inspiramo-nos nos valores e propósito que se encontram na génese da GS1 para aceitar e abraçar este novo desafio com toda a determinação e empenho”.

A Assembleia Geral da GS1 é a iniciativa onde são tomadas as principais decisões estratégicas para o futuro da organização. Ao longo de uma semana é apresentado, monitorizado e debatido o desempenho global da organização. Um encontro que inclui a apresentação dos principais projetos, discussão e aprovação do orçamento anual e definição da orientação estratégica. A cada três anos são ainda eleitos os órgãos sociais, eleição que decorreu este ano. Esta é, igualmente, a oportunidade para os decisores das organizações-membro da GS1 se reunirem e debaterem as políticas futuras.

A Assembleia Geral da GS1 é organizada anualmente por um dos 112 países-membros e constitui uma oportunidade para a promoção do networking e partilha de melhores práticas dentro da comunidade GS1.

53% dos portugueses gastam menos de 100 euros por ano em vestuário e calçado para desporto

BPI financia projetos World of Wine do Grupo Taylor’s