in

Portugal organiza primeiro Concurso Internacional de Espumantes

Surge em Portugal um evento que celebra o espumante como bebida de referência e tributa a sua qualidade, certificando-a através de um concurso sério e rigoroso: o Brut Experience.

Este projeto irá incluir o primeiro Concurso Internacional de Espumantes, que se realiza no dia 30 de maio, em Lisboa, e um evento aberto ao público e a profissionais dedicado exclusivamente a esta bebida, a realizar no dia 16 de junho, onde, para além da prova de espumantes de diversas origens nacionais e internacionais, da harmonização com iguarias e workshops, serão entregues os prémios Brut Experience 2018.

Esta será uma organização com a marca Enóphilo de Luís Gradíssimo, organizador dos eventos Enóphilo Wine Fest Lisboa, Coimbra e Porto, com o apoio de José Miguel Dentinho, reconhecido jornalista, provador de vinhos em vários concursos nacionais e internacionais. “O Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience 2018 pretende avaliar a qualidade de espumantes brutos e brutos naturais do mundo, distinguir e dar a conhecer, aos consumidores, os melhores espumantes nacionais e internacionais, estimular a produção de espumantes de qualidade e contribuir para a expansão da cultura do espumante”, garantem os organizadores.

O Concurso Internacional Brut Experience 2018, que se realiza no dia 30 de maio, no Holliday Inn Lisboa-Continental, em Lisboa, vai classificar os espumantes em prova cega, por categorias. É aberto a espumantes brutos e brutos naturais, produzidos pelo método tradicional ou ancestral, engarrafados em todas regiões do mundo. Premiará os vinhos distribuídos pelas categorias Jovem, Reserva, Super Reserva e Grande Reserva. O painel de prova será constituído por jornalistas e críticos da especialidade, escanções, enólogos, chefes de cozinha, proprietários de garrafeiras e lojas de especialidade, sendo que cada mesa de prova será constituída, pelo menos, por um presidente (com experiência reconhecida) e quatro jurados. A pontuação final resultará da média aritmética das classificações dos provadores, com exclusão dos extremos (notas mais baixa e mais alta) e serão atribuídas Medalha de Prata, Medalha de Ouro e Prémio Prestígio.

Os produtores que desejem inscrever-se poderão fazê-lo até ao dia 18 de maio e encontram a ficha de inscrição e informações detalhadas em www.brutexperience.pt.

Publicidade

Publicidade

Mercados abastecedores entram no e-commerce

Vendas do comércio a retalho europeu crescem 0,1% em março