Oiça este artigo aqui:
Portugal alcançou o primeiro lugar entre 19 países avaliados pelo Merco – Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, posicionando-se como o país onde o sector da distribuição generalista goza de melhor reputação corporativa. O feito é inédito.
No top 10 das empresas com melhor reputação corporativa em Portugal, surgem três empresas do sector da distribuição: Jerónimo Martins (5.ª posição), Mercadona (8.ª posição) e Lidl (9.ª posição).
Em comparação, Espanha conta apenas com uma empresa do sector no top 10 (Mercadona, em segundo lugar) e o Brasil não apresenta nenhuma.
Ao todo, sete empresas portuguesas da distribuição integram o top 100 do Merco Empresas, superando Espanha e Brasil, que apresentam seis cada um.
Evolução consistente entre 2019 e 2024
Segundo o relatório, entre 2019 e 2024, Portugal registou a evolução mais positiva na reputação do sector da distribuição generalista entre todos os países monitorizados. Este crescimento reflete uma avaliação superior e mais consistente por parte dos stakeholders nacionais, desde colaboradores e sindicatos a analistas financeiros, organizações não governamentais, jornalistas e académicos.
“Este reconhecimento é motivo de grande orgulho para as empresas portuguesas da distribuição generalista”, afirma Vanessa Sequeira, diretora geral do Merco em Portugal. “O facto de Portugal liderar em reputação corporativa entre 20 países analisados reforça o compromisso do sector com a gestão responsável, a proximidade com os seus stakeholders e a capacidade de gerar confiança sustentada ao longo do tempo”.