in ,

Portugal foi o único país europeu cujo mercado não cresceu nos Prime Days 2023

Conclusão é do mais recente estudo GfK

Foto Shutterstock

Em sentido contrário ao mercado europeu, que registou um aumento significativo com o Prime Day deste ano, o mercado português foi o único que não cresceu. A conclusão é do mais recente estudo GfK, que analisou os principais indicadores do maior evento da Amazon em 2023.

O estudo analisou o comportamento dos consumidores em seis países europeus (Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido) durante o Amazon Prime Day de 2023, que teve lugar nos dias 11 e 12 de julho. Este é o evento anual de vendas da Amazon para membros Prime, um dos maiores momentos de compras do ano, onde os consumidores têm acesso a ofertas exclusivas.

De modo geral, o estudo conclui que a procura registada “é ligeiramente inferior à dos primeiros Prime Days do ano passado, continuando a registar níveis mais elevados do que em 2019. No entanto, permanece uma grande adesão por parte dos consumidores na procura das melhores ofertas“.

 

28,1 milhões de euros em bens tecnológicos de consumo

Ainda assim, o desempenho da semana do Prime Day foi o melhor de que há registo. Apesar do mercado português não ter registado crescimento, “contabilizou 28,1 milhões de euros em bens tecnológicos de consumo, o valor mais alto de sempre, um aumento de 1% face à última campanha feita em 2022 e de 16% comparando com 2021”.

Este aumento pode ser justificado pela tendência de crescimento verificada nas unidades de bens tecnológicos de consumo, que alcançou o valor de 103 mil unidades vendidas. Os aspiradores, frigoríficos e máquinas de lavar a roupa foram os produtos que viram a sua faturação crescer mais durante a semana do Prime Day, em 2023, em Portugal.

 

Mercado em crescimento

A nível europeu, o mercado dos bens tecnológicos de consumo alcançou os 2.205 milhões de euros, mais 5% do que no ano passado e mais 54% relativamente a 2019. Já no que às unidades vendidas se refere, registou-se uma ligeira diminuição comparativamente à semana do Prime Day de 2022 (-0,6%).

O estudo permitiu, ainda, concluir que todos os países analisados registam um forte crescimento das receitas na semana do Prime Day, em comparação com uma semana normal. O Prime Day de 2023 ficam, assim, marcados “por descontos superiores aos praticados no ano passado e com as marcas premium a apresentarem um forte crescimento nas vendas durante estes dias de promoção em todos os sectores”.

Siga-nos no:

Google News logo

Esteban Gutiérrez, diretor geral Coviran

Esteban Gutiérrez Lizancos nomeado diretor geral da Coviran

Dia + Auchan logos

Auchan acorda com Grupo Dia aquisição de toda a operação em Portugal