in

Portugal entre os países europeus com menos feriados

Um estudo desenvolvido pela Mercer – Worldwide Benefit and Employment Guidelines, coloca Portugal, que goza de 10 feriados públicos anuais, na 9ª posição do ranking mundial.

Diogo Alarcão, Partner da Mercer Portugal refere que “cada vez mais, os países querem atrair investimento demonstrando a nível internacional que dispõem de uma força de trabalho produtiva, flexível e acessível. Portugal, por exemplo, ao suspender quatro dos 14 feriados públicos procurou reforçar a sua imagem junto de potenciais investidores.

Na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), a Finlândia é o país mais generoso em termos de feriados públicos (15) na Europa, sendo seguido pela Espanha (14), comparando com a Hungria, Reino Unido e Países Baixos que têm o menor número de feriados (8). A Áustria tem 12 dias de feriados públicos, enquanto que a Suécia, Itália, França e Dinamarca têm 11 dias de feriados.

Portugal, Espanha, Bélgica, Luxemburgo e Noruega gozam 10 feriados públicos anuais, situando-se na 9ª posição do ranking mundial. A Alemanha celebra tipicamente nove dias de feriados públicos.

Na Europa Central e de Leste, a Rússia tem o maior número de feriados (14) e Eslováquia (13). A Republica Checa e a Lituânia têm ambos 12 dias de feriados, seguindo-se a Croácia (11), Polónia e Ucrânia (10) e a Sérvia e a Roménia (9).

No que se refere ao Médio Oriente e a África (MEA), o Governo Turco oferece o maior número de feriados públicos (14,5), por outro lado os Emirados Árabes Unidos é o país menos generoso, apresentando apenas nove feriados públicos. Marrocos tem também um número muito elevado de feriados (14).

Na América do Norte, o Canadá oferece o maior número de feriados (11), apesar de variar conforme a província. O Governo dos Estados Unidos proporciona 10 feriados públicos. Contudo, as empresas privadas não são obrigadas a permitir que os seus empregados tirem estes dias.

A América Latina é o alvo da maior e, ao mesmo tempo, da menor quantidade de feriados, do conjunto dos países do estudo. A Colômbia possui o número mais generoso (18), enquanto o México tem o mais baixo (7). A Argentina e o Chile têm 15 feriados públicos e o Brasil apenas 12.

Na região Ásia-Pacífico, os trabalhadores na Índia têm o maior número de feriados públicos do mundo (18). A Austrália e a Nova Zelândia têm 9 e 11 dias, respetivamente. A Tailândia e a Coreia do Sul têm 16 feriados, seguindo-se o Japão (15), a Indonésia, a Malásia e as Filipinas (todos com 14). O Paquistão (13) é seguido por Hong Kong e Taiwan (12 cada). O Vietnam (10) possui o mais baixo número de feriados públicos na região, abaixo da China e Singapura, com 11 cada.

76% dos lançamentos no grande consumo falham no primeiro ano

Chá marca arranque da Coca-Cola no mundo das cápsulas