in

Portugal e venda online são as prioridades da Mercadona

O projeto de internacionalização para Portugal e a venda online são as prioridades da Mercadona, segundo avança o jornal Expansión na sua edição desta quinta-feira, 19 de julho.

Juan Roig, presidente do grupo retalhista espanhol, aposta nestes dois pilares de crescimento. No que à internacionalização diz respeito, após a tentativa falhada de entrada no mercado italiano, há alguns anos, a Mercadona decidiu-se por Portugal com a abertura prevista de nove pontos de venda, quatro dos quais no próximo ano, e de um centro logístico. Com a sede localizada no Porto, Juan Roig prossegue, de acordo com o Expansión, com a estratégia de não se fixar nas capitais, tal como sucede em Espanha, onde a sede está em Valência. 

Outro dos eixos de crescimento é a venda online, que está a passar por um processo de transformação. Se bem que a Mercadona já vendia online desde as suas lojas, com as encomendas a serem geridas como se fossem uma entrega ao domicílio, está agora a testar um novo modelo com centros logísticos específicos. Há pouco mais de um mês arrancou com um armazém em Valência, cidade onde o novo modelo de venda online está a ser testado. 

Além disso, a Mercadona está a apoiar-se no empreendedorismo. Juan Roig foi um dos primeiros detentores de grandes fortunas a criar a sua própria aceleradora de startups, denominada Lanzadera, e é conhecido por investir em empresas recém-criadas para as fazer crescer. 

JD.com reforça presença na Europa

Vendas de computadores crescem pela 1.ª vez em 6 anos