Wunda
in ,

Portugal é pioneiro no lançamento da primeira bebida vegetal da Nestlé à base de ervilha amarela

Wunda é neutra em carbono

A Nestlé acaba de lançar no mercado nacional a nova marca Wunda. Esta é uma nova gama de bebidas vegetais à base de proteína de ervilha amarela, com elevado valor nutricional, e a sua cadeia de produção é neutra em carbono desde a sua raiz.

O sabor de perfil suave e a textura aveludada fazem de Wunda um produto muito versátil para misturar nas várias receitas dos consumidores. É, por isso, indicado para ser usado em todos os momentos de consumo do dia-a-dia, seja nos cereais de pequeno-almoço, no café, nos lattes, nos smoothies ou até mesmo nos cozinhados. Segundo Luís Ferreira Pinto, diretor de Dairy Nestlé Zona EMENA, “esta nova proposta para a categoria de bebidas vegetais oferece uma oportunidade aos consumidores deste tipo de produtos de comprarem apenas uma bebida para os diferentes tipos de consumos que fazem, não adulterando o sabor original das suas misturas e com o valor acrescentado de ser um produto totalmente sustentável e muito rico nutritivamente”.

 

Portugal é pioneiro

Portugal é um dos quatro primeiros países da Europa a receber esta novidade. Andreia Vaz, Head of CMI & Innovation da Nestlé Portugal, explica este facto “pela nossa antecipação em identificar a oportunidade nos nossos consumidores, mas também pela nossa agilidade em executar e aprender rápido. Por estas razões, somos um mercado incubador para o resto do mundo nesta proposta única da Nestlé. Este é também um momento de orgulho para nós, pois temos o privilégio de lançar o primeiro produto totalmente neutro em carbono da Nestlé a nível mundial”.

A gama Wunda é produzida a partir de ervilhas amarelas, cultivadas em França e na Bélgica, e que fornecem proteínas de alta qualidade e ricas em fibras. Estas bebidas têm baixo teor de açúcares (nas versões Original e Unsweetened) e de gordura, são ricas em cálcio e fonte de vitaminas D, B2 e B12. As receitas Original, sem adição de açúcares e com chocolate, apresentam a classificação Nutriscore A.

 

Sustentabilidade

Além de todas as características nutricionais, a ervilha amarela, ingrediente principal deste novo produto, tem uma produção mais sustentável, necessita de menos água, utiliza energia renovável e permite práticas agrícolas regenerativas dos solos, como, por exemplo, a fixação de nitrogénio. Estes são, aliás, os fatores que permitem a esta nova marca ser neutra em carbono desde o seu lançamento.

Esta neutralidade carbónica está ainda certificada pela Carbon Trust, que atesta que, através do trabalho desenvolvido com os fornecedores, a matéria-prima é obtida de forma sustentável e que, em todas as restantes fases da cadeia de valor do produto, as emissões de CO2, além de serem mais reduzidas, são ainda compensadas com projetos de “insetting” e de “offsetting”, nomeadamente para as emissões que não podem ser eliminadas de raiz.

 

Bebidas vegetais em Portugal

A procura por alimentos mais saudáveis e mais sustentáveis por parte dos consumidores tem vindo também a aumentar em Portugal. Neste momento, a categoria de bebidas vegetais regista crescimentos de 14% ao ano, segundo os dados Nielsen Market Track, num contexto em que há uma preocupação pela escolha de produtos que entregam benefícios nutricionais, mas também de sustentabilidade e com foco na versatilidade.

Wunda é uma novidade mundial que a Nestlé Portugal está a lançar, em primeiro lugar, juntamente com o Reino Unido, França e Holanda e com um “roll-out” já planeado para outros mercados. Além da receita original, a gama Wunda inclui uma versão sem adição de açúcares e outra com chocolate, para o canal retalho, e ainda uma versão barista para o canal fora do lar, que vem reforçar a versatilidade do produto.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Oreo + Actimel Minions

Oreo e Danone em ação cruzada

DS Smith

Fábrica de packaging da DS Smith em Lisboa obtém certificação de segurança alimentar