in ,

Porbatata e APED promovem o consumo de batata nacional

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal e a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição estão a promover uma campanha de promoção da batata portuguesa.

Sob o mote “Batata Portuguesa – Nasce à sua Porta”, a campanha incentiva o consumo de batata nacional e procura sensibilizar os consumidores para as vantagens nutricionais deste produto. A Associação Portuguesa de Nutrição é parceira da iniciativa, que também tem o apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. “O grande objetivo é promover o consumo de batata portuguesa, sobretudo a batata fresca, produzida muito próximo dos locais de consumo. Além do impacto mais positivo para o ambiente em comparação com a batata de outras origens, tem muito boas características nutritivas e organoléticas, que é importante destacar e desmistificar”, diz António Gomes, presidente da Porbatata.

A campanha vai estar visível nos hipers e supermercados aderentes, em cartazes e outros materiais no ponto de venda, em cerca de 700 lojas. “O apoio à produção nacional é um dos focos de trabalho da APED e, por isso, tornam-se especialmente importantes estas iniciativas de cooperação. O objetivo é valorizar a batata nacional que se destaca pela sua qualidade e pela relevância no contexto da economia agrícola do país. Este é um produto que tem estado sempre presente entre a oferta da disponibilizada pelos operadores de distribuição e acreditamos que, com esta campanha, cada vez mais, passe a estar presente entre as escolhas dos consumidores”, afirma Mónica Ventosa, diretora geral adjunta da APED.

Em média, cada português consome 93,5 quilogramas de batata por ano. De acordo com dados do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, são produzidas em Portugal cerca de 500 mil toneladas.

Publicidade

Publicidade

Dimas Gimeno destituído, Jesús Nuño de la Rosa é o novo presidente do El Corte Inglés

Microsoft faz frente à Amazon com nova tecnologia de lojas automatizadas