Oiça este artigo aqui:
Com o comércio eletrónico a ser o canal de compra preferido de 63% dos consumidores, a diferenciação deixou de depender apenas do preço ou da variedade. Segundo a Nacex, a conveniência (46%) é o principal motor das compras online – e esse fator só se concretiza se se estender ao processo de entrega e devolução.
Neste contexto, as opções “Out of Home” (OOH), como os pontos de conveniência, emergiram como uma das grandes tendências logísticas devido à sua flexibilidade e eficiência. Permitem que os clientes recebam ou devolvam encomendas no local e horário que preferirem, muitas vezes com abertura alargada, incluindo fins de semana. Esta flexibilidade transforma a entrega numa experiência positiva, reforçando a fidelização e a imagem de marca dos lojistas online.
Além disso, esta modalidade contribui significativamente para um comércio eletrónico mais sustentável. Ao agrupar entregas numa mesma localização, reduz-se o número de deslocações na chamada “última milha”, diminuindo o impacto ambiental. Num momento em que 91% dos consumidores esperam que as empresas os ajudem a ser mais sustentáveis – e 45% estão dispostos a pagar mais por isso -, os pontos de conveniência tornam-se uma alavanca de responsabilidade ambiental e de valor acrescentado.
Algumas empresas de transporte expresso já integraram esta abordagem com sucesso. É o caso da Nacex, empresa do Grupo Logista, cuja rede Nacex.shop, composta por mais de 4.000 pontos em Portugal e Espanha oferece entregas no dia seguinte, com horários flexíveis e cobertura alargada. Em 2025, os envios geridos por esta rede duplicaram, representando já 13% das entregas de comércio eletrónico da Nacex, um sinal claro da crescente adesão por parte de lojistas e consumidores.
“A entrega de última milha, já não se define, apenas pela rapidez na entrega, mas também pela capacidade de se adaptar à rotina do consumidor. Os pontos de conveniência, como Nacex.shop, são parte da solução para esta mudança de paradigma. Oferecem flexibilidade, reduzem o impacto ambiental e transformam um envio numa experiência controlada pelo cliente e destinatário”, afirma João Jales Country Manager da Nacex Portugal.



