in

Phenix salva cinco mil toneladas de alimentos no primeiro semestre de 2024

Phenix

A startup francesa Phenix apresenta o barómetro anti-desperdício, referente ao 1º semestre de 2024, em Portugal. Neste semestre, a Phenix registou cerca de cinco milhões de kg de alimentos salvos, o dobro do valor conseguido em relação ao mesmo período de 2023.

À semelhança do que foi atingido no 1º semestre de 2023, a Phenix voltou a conseguir, até ao final de junho de 2024, mais de quatro milhões de refeições salvas. No total, foram mais de 15 milhões de euros em doações, um aumento de cerca de 3,2 milhões de euros face aos dados do período homólogo. Em ordenados, este valor traduz-se em 20 mil ordenados mínimos em Portugal. O barómetro indica ainda que houve uma poupança de 35 mil toneladas de dióxido de carbono, o que corresponde a 2370 viagens de avião entre Lisboa e Paris. No mesmo período de 2023, havia sido poupado cerca de cinco milhões de dióxido de carbono.

Apesar do abrandamento da inflação em todo o mundo, continuamos a verificar que são cada vez mais as famílias que dependem de doações e dos cabazes anti-desperdício. No mesmo período do ano passado, tínhamos registado percentagens altas de crescimento nas doações e na venda de cabazes na app. Neste 1º semestre, voltámos a crescer nestes dois indicadores, tendo registado um crescimento de 8% nas doações e um crescimento de 15% na app, com os nossos cabazes”, afirma Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix Portugal.

 

Indicadores

A app da Phenix, que permite a compra de excedentes “em bom estado para consumo a preços mais baixos”, registou mais oito mil cabazes no 1º semestre de 2024, quando comparado com o período homólogo. No total, foram adquiridos 51.300 cabazes no 1º semestre de 2024, quando no 1º semestre de 2023 tinham sido adquiridos 43.870 cabazes a preços mais acessíveis.

Neste primeiro semestre de 2024, a Phenix apoiou mais de 775 mil famílias e 3100 instituições de solidariedade social. No período homólogo, a Phenix tinha apoiado 2000 instituições de solidariedade social, tendo-se verificado um aumento de 35% nas instituições apoiadas.

Apesar de sentirmos, semestre após semestre, que o apoio que conseguimos dar é maior e mais abrangente, a verdade é que este barómetro mostra que há muito caminho pela frente. Há ainda muitas famílias e instituições de solidariedade social a necessitar do nosso empenho no combate ao desperdício alimentar e na gestão dos alimentos”, remata Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix Portugal.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

centros comerciais

Faturação das lojas dos centros comerciais cresce 7% no primeiro semestre de 2024

Nesquik Choconutty e Morango

Nesquik com dois novos sabores: morango e chocolate com avelãs