in

Phenix apresenta o seu primeiro barómetro anti-desperdício

A Phenix, startup francesa que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, apresenta o seu primeiro barómetro anti-desperdício, referente ao primeiro semestre de 2023, em Portugal.

Num semestre fortemente marcado pela inflação e pela implementação do cabaz IVA 0%, a Phenix registou mais de 2,5 milhões de quilogramas de alimentos salvos. No mesmo período de 2022, a Phenix registou dois milhões de quilogramas salvos.

Depois de, no primeiro semestre de 2022, ter atingido o marco das 3,6 milhões de refeições salvas, a Phenix regista, até ao final de junho de 2023, mais de quatro milhões de refeições salvas. No total, foram mais de cinco milhões de dióxido de carbono poupado, um aumento de cerca de um milhão face aos dados do período homólogo, e mais de 11,8 milhões de euros em doações, num aumento de cerca de 2,5 milhões de euros em relação ao mesmo semestre de 2022.

Apesar do abrandamento da inflação face ao período homólogo e da implementação do cabaz IVA 0%, a verdade é que são cada vez mais as famílias que dependem de doações e dos cabazes anti-desperdício. Em comparação com o primeiro semestre de 2022, registámos, neste primeiro semestre de 2023, um crescimento de 27% nas doações e um crescimento de 15% na app, com os nossos cabazes”, afirma Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix Portugal.

Já a app da Phenix, que permite a compra de excedentes em bom estado para consumo a preços mais baixos, registou mais cinco mil cabazes no primeiro semestre de 2023, quando comparado com os cabazes vendidos no período homólogo. No total, foram adquiridos no primeiro semestre de 2023 43.870 cabazes, quando no primeiro semestre de 2022 haviam sido adquiridos 38.149 cabazes a preços mais acessíveis.

Este primeiro barómetro anti-desperdício mostra-nos que ainda há muito caminho pela frente. Ainda há muitos alimentos por salvar e muitas instituições e famílias a necessitar deles. Os números são o reflexo da nossa missão: combater o desperdício e ajudar cada vez mais instituições e famílias”, remata Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix Portugal.

 

Siga-nos no:

Google News logo

MANGO

Mango conclui primeiro semestre com aumento de 20% em vendas

preço

Portugal é o país europeu onde se valoriza mais o preço face à qualidade nos produtos e serviços