Phenix
in

Phenix evita o desperdício de mais de 6,7 milhões de refeições só no primeiro semestre

A Phenix assinala mais de 6,7 milhões de refeições salvas, apenas no primeiro semestre deste ano. A empresa iniciou a sua atividade em Portugal há cerca de cinco anos, com o seu programa de conversão de excedentes de grandes superfícies comerciais em doações a instituições particulares de solidariedade social, que apoia pessoas carenciadas, tendo, mais tarde, alargado a sua atuação através da criação de uma app anti-desperdício, já presente em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viseu e Coimbra.

Desde o início de 2022, através destes dois serviços, a Phenix já salvou mais de 6,7 milhões de refeições, o que corresponde a mais de 3.772 toneladas de alimentos, evitando que mais de 3.867 toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera. E, só com o seu programa de conversão de excedentes, a empresa ajudou ainda a doar mais de 12 milhões de euros em refeições.

Frederico Venâncio, diretor geral da Phenix Portugal, faz um balanço positivo do primeiro semestre do ano. “Findos os primeiros seis meses de 2022, é hora de olhar para o trabalho que concretizámos e de pensar sobre o que nos espera nos próximos. Estamos extremamente satisfeitos com o impacto que conseguimos gerar, em conjunto com os nossos clientes, parceiros e consumidores. É bom ver que principalmente as empresas portuguesas se têm focado cada vez mais na questão do desperdício e em como evitá-lo. E é aí que podemos continuar a dar o nosso melhor, empenhando-nos em desenvolver e fornecer as ferramentas necessárias para que tudo isto se processe da forma mais célere e eficiente possível, tendo em vista um futuro melhor e mais sustentável”.

 

Parceiros

Parceiros como a Brisa, o E’Leclerc e a Sonae já contam com a Phenix para otimizar e agilizar os seus processos de gestão de stocks e escoamento de excedentes para instituições recetoras. O balanço destas operações, em Portugal, coloca a aposta no segmento B2B no topo das prioridades da marca este ano, alargando os serviços e soluções da Phenix a novas empresas e sectores de atividade e reforçando parcerias já existentes.

A vertente ‘business-to-business’ será o principal foco estratégico no segundo semestre do ano, com o reforço e desenvolvimento de novas parcerias e a disponibilização de novas ferramentas e soluções tecnológicas para apoiar as empresas na gestão e escoamento sustentável de stocks”, conclui Frederico Venâncio.

Em Portugal Continental, a Phenix está presente em várias cidades com a sua app anti-desperdício, tendo entretanto expandido a sua acessibilidade para Viseu e Coimbra, no início deste ano, e em todos os distritos com o seu programa de conversão de excedentes em doações a IPSS.

Pure Piraña

Pure Piraña apresenta novos sabores em campanha 360º

preços

FAO: preços dos alimentos caem em junho