A Procter & Gamble (P&G) já atingiu a maioria dos seus objetivos de sustentabilidade ambiental fixados para 2020, pelo que estabeleceu novas metas para a década seguinte.
Os novos objetivos, denominados de Ambição 2030, têm como finalidade gerar um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, criando valor para a empresa e para os consumidores. “Acreditamos que a P&G pode ser um motor para o crescimento e bem-estar e estamos a adotar uma abordagem mais cuidadosa para satisfazer os consumidores e permitir um consumo responsável. Os consumidores esperam que as marcas nas quais confiam lhes proporcionem um desempenho superior, ao mesmo tempo que ajudem a resolver alguns dos desafios mais complexos que o mundo enfrenta. O nosso alcance global, a nossa compreensão dos cinco mil milhões de consumidores a quem nos dirigimos e as nossas capacidades de inovação dão-nos uma capacidade única para fazer a diferença positiva”, assinala David Taylor, presidente e diretor executivo da P&G.
A P&G alcançou muitos dos seus objetivos de sustentabilidade para 2020 nas áreas do clima (redução de emissões de gases com efeito estufa em 16% desde 2010), água (redução da utilização de água nas suas fábricas em 27% desde 2010) e resíduos (alcançou-se o objetivo zero de resíduos nas suas fábricas em mais de 80%). O impacto do progresso da P&G pode ver-se nas garrafas de H&S que usam plástico reciclado recolhido nas praias ou nas garrafas de Fairy com plástico reciclado recolhido no mar.
Os objetivos para 2030 incluem o consumo responsável através de embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis. As fábricas reduzirão para metade a emissão de gases com efeito estufa e comprarão eletricidade proveniente de fontes renováveis suficiente para a sua total alimentação. A empresa também quer obter pelo menos cinco mil milhões de litros de água de fontes circulares.