in

P&G economiza 430 milhões de euros desde 2010 graças a medidas de sustentabilidade

A P&G conseguiu economizar globalmente cerca de 430 milhões de euros desde 2010, graças às melhorias feitas para reduzir o consumo de energia.

De acordo com a empresa, essas melhorias incluem programas de compromisso e participação dos funcionários, principalmente quando é evidente que as ações diárias realizadas pelos próprios trabalhadores têm um grande impacto. Desta forma, a Procter & Gamble conseguiu reduzir o uso de energia por unidade de produção em 20% nas suas instalações, atingindo o seu objetivo para 2020 quatro anos antes do previsto.

A P&G continua com o seu compromisso de cuidar do meio ambiente, através de diferentes medidas, entre as quais está a garantia de  que as fábricas sejam alimentadas por 30% de energia renovável. Em Espanha, todas as fábricas da P&G usam eletricidade 100% renovável.

A empresa indica que oferecer opções mais sustentáveis não deve envolver mais custos para o fabricante ou para o consumidor. Portanto, considera que o desperdício que é inevitavelmente gerado nas suas fábricas tem um valor agregado, sendo reutilizado como matéria-prima para outras indústrias, promovendo assim a economia circular.

Desta forma, a investigação de formas inovadoras que valorizam o que, até agora, é considerado um desperdício é uma das prioridades da multinacional norte-americana. Por exemplo, o fabrico de paletes de plástico a partir de restos de fraldas e compressas ou o uso de resíduos de produção do material absorvente de fraldas para fabricar palmilhas para calçado. Da mesma forma, os restos da embalagem de produtos de higiene feminina e infantil são recuperados e vendidos no mercado de papel.

O mesmo acontece no processo de fabricação dos champôs Pantene ou H&S, usando os resíduos como fertilizantes para plantar novas árvores e, assim, transformar parques industriais em parques e espaços verdes.

Publicidade

Dono de império de retalho croata detido pela falência do grupo empresarial

Lactalis aposta no leite ecológico