in , ,

Pequeno almoço inglês encarece 13% com o Brexit

O Brexit vai subir os preços no Reino Unido, o que fica visível pelo exemplo do pequeno-almoço inglês, que, segundo uma análise da KPMG, vai encarecer 13%.

Para fazer o tradicional pequeno-almoço, quando o país abandonar a União Europeia, a cesta de compras pode chegar às 26,61 libras, três libras mais que o valor atual.

Caso o Reino Unido abandone o projeto comunitário sem um acordo de livre comércio ou convénio transitório, aplicar-se-ão as regras da Organização Mundial do Comércio. Nesse sentido, de acordo com a análise da KPMG, uma garrafa de sumo de laranja espanhol passaria de 79 a 93 pences, um pacote de bacon holandês aumentaria de 2 para 2,18 libras, um litro de azeite passaria de 3,6 para 4,68 libras e a manteiga francesa subiria até 4,08 libras.

A análise destaca que o sumo de laranja e o azeite provavelmente teriam os maiores aumentos de preços, de 34% e de 30%, respetivamente.

Independentemente do acordo comercial que o Reino Unido acabe por alcançar, certo é que os lares já se estão a ajustar, devido à desvalorização da libra desde o referendo, o que elevou o preço de todos os bens importados. “A nossa análise nem sequer reflete os fortes custos que os consumidores e retalhistas já enfrentam como resultado da desvalorização da libra esterlina ou os custos de qualquer nova barreira não aduaneira”, afirma Bob Jones, um dos diretores da KPMG.

Empigest reforça presença no mercado espanhol com a marca Bendi

Coviran promove produtos de origem andaluz em Portugal