Fazer do gaspacho um produto consumido em todo o mundo, como hoje são o guacamole mexicano ou o hummus oriental, é o objetivo da multinacional Pepsico, que, nos últimos tempos, está a concentrar os seus esforços na categoria de alimentos saudáveis.
Para isso, usará uma das suas marcas com maior visibilidade e reconhecimento em Espanha, a Alvalle, avança o jornal Cinco Días.
A marca de gaspacho com origem em Murcia é propriedade da Pepsico desde 1999. No próximo ano, vai estrear uma nova fábrica em Alcantarilla, que permitirá expandir em 50% a sua capacidade de produção anual, atualmente 29 milhões de litros de gaspacho, sopas frias e cremes vegetais. Metade da produção já está destinada à exportação, com a marca a ampliar progressivamente a sua presença noutros mercados, num processo que irá acelerar com a nova fábrica. “A estratégia da Pepsico é acelerar o crescimento das suas marcas de nutrição acima do crescimento médio da empresa e a Alvalle é um exemplo claro de um produto a ser expandido na Europa e com uma visão global“, diz Mauro Ribó, responsável pelo desenvolvimento do negócio de nutrição para a Europa na Pepsico.
Atualmente, a Alvalle detém uma quota de mercado em Espanha de 30%, na categoria de gaspacho embalado, o seu principal produto, que também é vendido em França, na Bélgica, na Suíça, no Reino Unido, em Portugal e na Alemanha,e está a ser testado na Rússia, através de grupos de consumidores e influenciadores. A América Latina e o Médio Oriente são outras duas áreas de interesse especial para a marca.
Embora a Alvalle tenha outros produtos, a expansão internacional far-se-á apenas através do gaspacho. “A visão do fundador da marca era fazer do gaspacho um alimento global, como a pizza, o hummus ou o guacamole. Assim como criámos a categoria em Espanha, a visão é fazer o mesmo a nível global“, acrescenta o executivo.
Outro objetivo é a dessazonalização das vendas, já que 80% estão concentradas no verão.