A PepsiCo vai comprar a fabricante de máquinas de bebidas SodaStream, um acordo de 2,8 mil milhões de euros, numa tentativa de conseguir vantagem no âmbito das bebidas saudáveis e combater a rival Coca-Cola.
A PepsiCo adquirirá a SodaStream por 126,07 euros por ação em dinheiro, representando um prémio de 10,9% sobre o preço de fecho das ações da SodaStream listadas nos Estados Unidos da América, na passada sexta-feira.
A SodaStream, que fabrica máquinas que transformam a água da torneira em água gaseificada, ajudará a diversificar o portfólio de snacks e bebidas da PepsiCo. O grupo Purchase, com sede em Nova Iorque, usará dinheiro em caixa para financiar a aquisição.
O interesse da PepsiCo da Sodastream não é de hoje e os rumores sobre uma potencial compra há muito que circulavam. A multinacional norte-americana tinha, inclusivamente, estabelecido um acordo com a empresa israelita para testar novos produtos na sua plataforma de bebidas gasosas para o lar. Além das máquinas, a Sodatream produz sabores, recargas de dióxido de carbono e garrafas reutilizáveis.