in

Peixe hipoalergénico vence distinção Born from Knowledge

Investigadores conseguiram reduzir em cerca de 50% a reatividade alérgica

Foto Shutterstock

O projeto Allyfish, desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade do Algarve, é o vencedor da distinção Born from Knowledge (BfK), atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito dos Food & Nutrition Awards.

A investigação em desenvolvimento visa reduzir o potencial alergénio do peixe, considerado o terceiro alimento mais alergénico, provocando reações alérgicas a 2% a 5% da população mundial adulta, com especial incidência em crianças e jovens, nos quais esta percentagem ronda os 6%.

A ANI considerou o projeto como o melhor candidato de base científica e tecnológica a concurso nos Food & Nutrition Awards, o que lhe valeu o troféu “Árvore do Conhecimento”.

 

Projeto

As alergias alimentares podem ser desencadeadas por qualquer alimento, ainda que os mais frequentes sejam nozes, amendoins, marisco, peixe, leite, ovos, trigo e grãos de soja. Normalmente, os sintomas variam de acordo com a idade, podendo incluir erupções cutâneas, sibilos, corrimento nasal e, ocasionalmente, reações mais graves, como as anafiláticas, que podem ser fatais.

O projeto Allyfish, desenvolvido pelos investigadores Pedro Rodrigues, Cláudia Raposo e Denise Schrama, faz uma abordagem multidisciplinar à alergia ao peixe, desde a produção ao consumidor final, fundamentando-se na caracterização dos alérgenos deste alimento e na redução do potencial alergénico do mesmo.

Segundo os investigadores, “a cronicidade, prevalência e o potencial de fatalidade da alergia alimentar fazem da mesma um grave problema socioeconómico”. Em contrapartida, “o peixe é cada vez mais visto como uma fonte de proteína saudável e de elevado valor nutricional, sendo a aquacultura uma das indústrias com maior taxa de crescimento a nível mundial”.

Utilizando a dourada e o robalo, devido não só à sua importância económica na Península Ibérica, mas também ao vasto conhecimento do seu processo produtivo, os investigadores conseguiram, até à data, uma redução em cerca de 50% da reatividade alérgica

Publicidade

Pintarolas Christmas Friends

Imperial apresenta sugestões para este Natal

Sensational Burger Garden Gourmet

Novo Sensational Burger Garden Gourmet tem 0% de carne