Em outubro, a marca portuguesa Pegada Verde celebra 14 anos. Nasceu em 2009, como loja online, e até hoje já vendeu em Portugal, Espanha e ainda noutros países europeus cerca de um milhão de produtos sustentáveis.
Juntam-se a estes números nove toneladas toneladas de bens doados durante a campanha de Destralhar Solidário e milhares de euros doados a instituições e organizações durante campanhas de solidariedade realizadas anualmente.
“Acreditamos que a sustentabilidade tem como pilar cuidar não só do planeta, mas também das pessoas; por isso, queremos garantir o foco em solidariedade, boa cidadania e responsabilidade social. Quando cuidamos do outro, cuidamos também de nós e da nossa casa”, diz Sofia Catarino, cofundadora da Pegada Verde.
Iniciar uma loja online ligada à sustentabilidade, em 2009, num momento em que a crise se instalava no país e pouco se ouvia falar em sustentabilidade, não foi tarefa simples. Sofia Catarino e Sérgio Miranda, cofundadores da Pegada Verde, tiveram a ideia de criar a marca ao morarem durante um ano em Nova Iorque. “Durante esse ano, todos os dias ,saíamos à rua e encontrávamos uma muralha de lixo à porta de casa. A quantidade de desperdício criado diariamente era impressionante e, quando voltámos a Portugal, vínhamos mais sensíveis ao tema da sustentabilidade”, conta Sofia.
Na criação da Pegada Verde, Sofia e Sérgio procuraram incluir marcas e produtos diferentes, e surpreendentes, que ajudariam qualquer um a adotar comportamentos mais sustentáveis. Não é ao acaso que o primeiro produto que incluíram na loja online foi o Copo Menstrual Lunette, um produto que era quase desconhecido em 2009, mas que hoje em dia é amplamente distribuído como uma das opções menstruais mais seguras para o ambiente e para a saúde íntima.
Em 2018, a Pegada Verde deu um passo em frente para algo maior, criando o seu primeiro produto de marca própria, a FairStraw, uma palhinha de aço inoxidável totalmente produzida em Portugal. Já em 2020, nasceu das mãos da Pegada Verde uma marca de cosmética natural, 100% portuguesa e artesanal, a NAUA Natural Care.