Oiça este artigo aqui:
Pedro Pereira Gonçalves, CEO da WineStone e membro da direção da Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV), foi eleito vice-presidente da Federação Europeia das Empresas de Vinho (CEEV), para um mandato de três anos.
A eleição decorreu a 20 de março, em Bruxelas, durante a assembleia-geral eletiva da maior e mais representativa organização do sector vitivinícola na União Europeia. O CEEV – Comité Européen des Entreprises Vins – é responsável por coordenar o diálogo entre o sector europeu do vinho e os decisores políticos em Bruxelas, representando empresas que respondem por mais de 90% das exportações europeias de vinho, abrangendo vinhos tranquilos, espumantes, licorosos, aromatizados e outros produtos da vinha.
Uma voz portuguesa no centro da decisão europeia
A nomeação de Pedro Pereira Gonçalves para a vice-presidência do board da organização reforça o papel de Portugal no debate europeu sobre políticas vitivinícolas. O responsável sucede a George Sandeman, a quem foi reconhecido o contributo de prestígio e dedicação durante os últimos anos de mandato.
A nova presidente do CEEV é a italiana Marzia Varvaglione e o board agora eleito inclui ainda figuras como o francês Michel Chapoutier e o espanhol Pedro Ferrer.
Ana Isabel Alves, diretora executiva da ACIBEV, foi também eleita para liderar o grupo de trabalho de fiscalidade da federação.
Defender os interesses do sector com visão europeia
No seu discurso após a eleição, Pedro Pereira Gonçalves destacou os desafios complexos da produção e do comércio internacionais, assumindo o compromisso de representar os interesses do sector português junto das instituições europeias, sem perder o foco na promoção do vinho português e das suas empresas.
A eleição foi saudada por Jorge Monteiro, presidente da direção da ACIBEV, que sublinhou a importância do associativismo na afirmação internacional do sector e expressou apoio total ao novo mandato que agora se inicia.