Embora os PCs tradicionais continuem a ser a escolha número um para a maioria dos consumidores que compram um novo dispositivo, a crescente procura de aplicações orientadas para a inteligência artificial (IA) impulsionou a popularidade dos PCs com IA, tanto no sector do consumo como no sector profissional.
Espera-se que esta tendência se mantenha nos próximos anos, com os PC com IA a ganharem uma quota de mercado muito maior do que este ano.
De acordo com os dados apresentados pela AltIndex.com, espera-se que os PCs com IA representem 60% do total de vendas de PCs até 2027, ou seja, três vezes mais do que este ano.
Remessas de PCs com IA vão atingir 205 milhões até 2028
O aumento da demanda por dispositivos que suportam IA revolucionou a computação, forçando os maiores participantes do mercado a começarem a promover os PCs com IA como os seus principais produtos.
Muitos consumidores e empresas recorrem aos PCs com IA para aumentar a produtividade e realizar tarefas como aprendizagem automática, análise de dados e trabalho criativo de forma mais eficiente. O aumento das aplicações de IA generativa também alimentou a procura destes dispositivos. Com cada vez mais utilizadores à procura de um PC com IA, as suas vendas anuais vão disparar nos próximos anos.
Os dados da Statista e da Canalyst mostram que os PCs com IA deverão representar 19% das vendas totais de PCs em 2024. Com os utilizadores, tanto no sector de consumo como no empresarial, a comprarem mais destes dispositivos, espera-se que este número triplique e atinja 60% em 2027. Traduzido em remessas, as estatísticas mostram que os fornecedores venderão 205 milhões de PCs com IA em 2028, ou seja, quatro vezes mais do que este ano.
Impulsionar o crescimento do mercado
O Yoga Book 9i da Lenovo, lançado em junho do ano passado, foi o primeiro PC com IA amplamente reconhecido. No entanto, apenas iniciou uma tendência mais alargada de integração de capacidades de IA nos PCs. Graças à NVIDIA, Intel e AMD, que têm vindo a integrar aceleradores de IA e outras funcionalidades com capacidade de IA nos seus processadores e GPUs, seguiram-se mais PCs com IA, sendo os PCs Copilot+ da Microsoft o exemplo mais recente.
O aumento da procura destes dispositivos e o seu crescimento de três dígitos nas encomendas ajudarão a indústria a recuperar após três anos de queda nas vendas. De acordo com o estudo “Statista Market Insights”, as receitas globais das vendas de PCs deverão atingir 220 mil milhões de dólares em 2024, o que representa ainda menos 10 mil milhões de dólares do que há três anos.
No entanto, os dados da Statista mostram que os gastos anuais com novos PCs aumentarão em 27 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos e atingirão 247 mil milhões de dólares em 2028 e que os PCs com IA terão um papel significativo nesse crescimento.