in

Paypal divulga os principais mercados de exportação para os produtos portugueses

Reino Unido, Alemanha e Espanha são os mercados favoritos para a exportação dos produtos portugueses. Esta conclusão vem do último relatório da Ipsos, divulgado pelo Paypal, que estudou como os consumidores de todo o mundo compram online e além-fronteiras. Segundo a PayPal, o comércio transfronteiriço é uma parte integrante do mundo globalizado e um campo de rápido crescimento.

Segundo os dados publicados, o mercado online na Alemanha crescerá 41%, entre 2013 e 2016. No caso do Reino Unido o crescimento previsto é de 32% e a Espanha é o país no qual se prevê um maior aumento no e-commerce, com quase 43%. De facto, as percentagens de compras no estrangeiro daqueles países são muito elevadas. No Reino Unido, 42% dos compradores online já fizeram compras transfronteiriças nos últimos 12 meses, juntamente com 40% dos compradores online alemães e 63% dos espanhóis.

Também foram identificados quais os fatores que estão a impulsionar o comércio online. No Reino Unido, 45% dos compradores transfronteiriços afirmam que os baixos preços no online são a principal razão para efetuarem compras. Enquanto que, na Alemanha e Espanha, 46% dos compradores transfronteiriços dão mais valor à poupança de tempo nas compras online, conveniência e conforto.

54% de todos os compradores transfronteiriços do Reino Unido e Alemanha concordam que os custos de envio dos produtos é uma barreira para as compras efetuadas num mercado estrangeiro. No entanto, em Espanha, os compradores estão preocupadas com a rapidez da entrega dos produtos (41% dos compradores transfronteiriços espanhóis afirmam que este aspeto é uma para compras em outros mercados).

Além disso, o principal fator que faria os consumidores em Espanha (escolhido por 52% das pessoas que fazem compras online) e Alemanha (escolhido por 43% compradores online) a serem mais predispostos nas compras transfronteiriças é ter uma forma segura de pagar, enquanto que o fator mais popular no Reino Unido é o envio gratuito (41% dos compradores online dizem que isso iria fazê-los mais propensos a fazer compras transfronteiriças).

No que diz respeito aos métodos de pagamentos mais utilizados, em Espanha, 86% dos inquiridos afirma que usa o PayPal como método de pagamento para as compras transfronteiriças. No caso da Alemanha e Reino Unido, 74% dos compradores transfronteiriços afirmam que o seu método de pagamento preferencial é de igual modo o PayPal, para as transações online a partir de sites de outros países.

Cortefiel inaugura loja em Viseu

Mimosa renova imagem da Nata Culinária