in

Palissy Galvani celebra 130 anos

A empresa comercial do ramo elétrico mais antiga de Portugal reuniu colaboradores e parceiros num evento no MAAT

Ana Sousa, diretora técnica, e Mário Chaves, diretor-geral da Palissy Galvani, ambos sócios da empresa.

Oiça este artigo aqui:

A Palissy Galvani, a mais antiga empresa nacional de comércio de material elétrico, celebra este ano o seu 130.º aniversário. A empresa, que se mantém na família há quatro gerações, assinalou a data – 8 de abril – com um encontro realizado na Central Tejo do MAAT – Museu da Electricidade, em Lisboa, símbolo da evolução tecnológica em Portugal. O evento juntou clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros históricos, num momento de reencontro e convívio.

Para Mário Chaves, diretor geral da Palissy Galvani, “chegar aos 130 anos com uma estrutura sólida e inovadora é motivo de orgulho para toda a equipa. Esta celebração é, acima de tudo, uma oportunidade para agradecer a confiança dos nossos parceiros e afirmar que continuamos preparados para os desafios do futuro, mantendo a nossa capacidade de evoluir ao ritmo do mercado”, acrescenta.

Com instalações próprias em Vialonga, a Palissy Galvani representa marcas internacionais e fornece soluções para sectores como a indústria elétrica e eletrónica, ferroviária, naval, energia e distribuição especializada.

 

Acompanhar a instalação da eletricidade em Portugal

Fundada em 1895, no Chiado, dez anos após a primeira instalação provisória de luz elétrica em Lisboa, a Palissy Galvani nasceu com um plano de negócio revolucionário para a época: acompanhar a instalação da eletricidade em Portugal. “Nessa altura, fornecíamos material elétrico ao Estado e tínhamos já equipas especializadas para instalar luz elétrica ou telefones. Fomos escolhidos por entidades como a Companhia Anglo-Portugueza de Telephones, a Real Fábrica da Vista Alegre ou outros, fora da indústria, como o compositor do hino português, Alfredo Keill, e até um embaixador russo”, conta Mário Chaves.

Em 1945, a Palissy Galvani foi adquirida pelo seu maior fornecedor, Mário Pires Ferreira Chaves, pelo seu filho e pelo sogro deste, Francisco de Sousa, mantendo-se na família até aos dias de hoje.

Em 2010, após 115 anos no centro histórico de Lisboa, a Palissy Galvani concentrou toda a sua operação nas instalações próprias da Granja, em Vialonga. Esta mudança representou um investimento estratégico na modernização da empresa.

Mário Chaves, neto de Mário Pires Ferreira Chaves e atual diretor geral da empresa, e a sua sócia e prima Ana Sousa, que se ocupa da direção técnica e do sector indústria, reconhecem que “muito mudou em 130 anos — a tecnologia, o mercado, os desafios”, mas garantem que “aquilo que nunca mudou foi o espírito pioneiro da Palissy Galvani. Apesar de sermos uma empresa familiar, ou talvez por isso mesmo, mantivemos sempre a agilidade para nos adaptarmos e a coragem para inovar. É isso que nos trouxe até aqui e é isso que nos vai continuar a guiar”.

Siga-nos no:

Google News logo

Atrian

Grupo Atrian apresenta a Alenfrost – Distribuição Alimentar Lda.

Europastry investe 40 milhões em nova unidade industrial no Carregado