O mercado indiano de comércio eletrónico está a crescer a um ritmo acelerado e prevê-se que aumente 23,8% em 2024, impulsionado pela crescente preferência dos consumidores pelas compras online e pela forte penetração da Internet, de acordo com a GlobalData.
Uma análise do E-Commerce Analytics da GlobalData revela que o valor de mercado do comércio eletrónico na Índia deverá aumentar a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 18,7%, passando de 147,3 mil milhões de dólares em 2024 para 292,3 mil milhões de dólares em 2028.
Ravi Sharma, principal analista de Bancos e Pagamentos da GlobalData, comenta: “o mercado de comércio eletrónico da Índia está a crescer a um ritmo saudável, apoiado pelo aumento da penetração da Internet e dos smartphones e pela crescente preferência dos consumidores pelas compras online”.
De acordo com a Autoridade Reguladora de Telecomunicações da Índia, em março de 2024, havia 954 milhões de assinantes de Internet, contra 881 milhões em março de 2023. Este forte impulso está a encorajar os comerciantes, especialmente as PMEs, a entrar no espaço do comércio eletrónico.
Muitos retalhistas nacionais e internacionais de comércio eletrónico, como a Flipkart, a Amazon e a Myntra, oferecem benefícios, incluindo descontos e cashback em vários produtos listados nas suas plataformas, através dos respetivos eventos de compras Flipkart Big Billion Days, Amazon Great Indian Sale e Myntra Big Fashion Festival Sale, incentivando assim os consumidores a fazer compras online.
Métodos de pagamento
As soluções de pagamento alternativas são as mais preferidas pelos compradores online. O sector de comércio eletrónico da Índia testemunhou uma mudança sísmica, com métodos de pagamento alternativos comandando uma participação impressionante de 58% do mercado em 2023. De acordo com o 2023 Financial Services Consumer Survey da GlobalData, as carteiras móveis e digitais eclipsaram os modos de pagamento tradicionais, refletindo uma mudança paradigmática nas preferências do consumidor e no comportamento transacional.
Sharma acrescenta: “soluções alternativas de pagamento ganharam popularidade de forma consistente entre os consumidores indianos nos últimos cinco anos, com algumas das marcas populares sendo Amazon Pay e Google Pay”.
Os cartões de pagamento são o segundo método de pagamento de comércio eletrónico mais popular na Índia, ocupando uma quota de 25,7%, sendo o crédito e o débito os tipos de cartão preferidos, representando uma quota de 15,4% em 2023.
O dinheiro, que é amplamente utilizado para pagamentos de retalho em lojas na Índia, registou uma queda na quota de mercado das compras online, representando apenas 6,2% da quota.
Com a aceitação de métodos de pagamento eletrónicos para as encomendas de pagamento na entrega, espera-se que os pagamentos de comércio eletrónico aumentem ainda mais com estas ofertas. Por exemplo, a Flipkart oferece a facilidade de pagamento na entrega por código QR, permitindo aos compradores optar por pagamentos por código QR no momento da entrega utilizando quaisquer aplicações compatíveis com UPI, como PhonePe, Google Pay e MobiKwik.