in

Operadores de referência do MARL aderem ao comércio eletrónico

Alguns dos operadores de referência do Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) aderiram já às plataformas de comércio eletrónico mercachefe.pt e buyinportugal.pt, geridas pela Buyin.pt.

A mercachefe.pt é um marketplace em contexto global, com um modelo de negócio B2B (empresa a empresa) que pretende conectar os vendedores dos mercados abastecedores aos compradores profissionais do canal Horeca e a retalhistas alimentares. Por seu turno, a buyinportugal.pt é um “marketplace B2B para as empresas exportadoras portuguesas, ou seja, para uso dos compradores internacionais.

De acordo com Ricardo Wallis, CEO da Buyin.pt, entre os clientes do MARL que formalizaram a sua adesão a estas plataformas digitais estão, por exemplo, a Eporifrutas, a Frutorbel, a FruFresh ou a Jóia do Campo, no sector das frutas e legumes; a Rota Grega, no sector do pescado; ou o Bistrô da Bekas, uma startup incubada pela Loures Inova.

As duas plataformas eletrónicas permitem que os compradores profissionais de todo o mundo possam efetuar os seus negócios 24 horas por dia, os sete dias da semana junto dos operadores do MARL, bem como, a breve prazo, junto de operadores de qualquer outro mercados português gerido pela SIMAB, tal como decorre do protocolo estabelecido entre as duas entidades.

Os utilizadores/compradores profissionais têm nestas plataformas várias opções de procura: através do perfil do vendedor, por palavras-chave, por categoria ou subcategoria de produto, pelos fornecedores habituais, por promoção, clicando nos respetivos banners, dispondo de listas de compras, de produtos favoritos ou por re-encomenda.

Através do mercachefe.pt, os vendedores podem oferecer várias soluções de entrega, desde o levantamento da encomenda no MARL, ao uso de viatura própria ou das transportadoras do marketplace. Antes do interessado finalizar a compra ,pode visualizar as várias transportadoras do marketplace, sejam para transporte refrigerado ou não, os respetivos preços e o tempo de entrega, sendo que a logística partilhada e as tarifas resultam de uma parceria com diversos operadores do MARL.

Uma outra característica é a prestação de um serviço de pagamento. As transações são seguras, a cobrança é efetuada através do serviço Multibanco pela Buyin.pt ou por transferência bancária, no caso de o comprador se encontrar no estrangeiro. O processo de pagamento é efetuado semanalmente aos vendedores do MARL.

Rui Paulo Figueiredo, CEO do Grupo SIMAB, lembra que a adesão a estes suportes eletrónicos corresponde a um passo importante no processo de digitalização dos operadores do MARL, sendo a capacidade de comprar online um serviço digital acrescido para os atuais clientes, abrindo a oferta do MARL a uma nova clientela em Portugal, mas igualmente em todo o mundo.

Ricardo Wallis sublinha igualmente as vantagens desta parceria, como a permanente disponibilidade do stock de produtos alimentares dos operadores do MARL, uma organização logística bem estruturada para todos os tipos de expedição, seja para clientes em Portugal ou para exportação, e a experiência acumulada de décadas dedicadas ao comércio.

Publicidade

Nobre apoia a prova rainha do ciclismo português pelo 4.º ano consecutivo

Frutalmente com um aumento de mais de 50% na produção em 2018