in

Oney e Sol Sem Fronteiras reforçam literacia financeira em escolas do país

Programa de Literacia Financeira Oney Bank

O Oney Bank e a organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) Sol Sem Fronteiras promoveram 51 sessões de literacia financeira em 16 escolas, de norte a sul de Portugal.

A quarta edição consecutiva do programa de literacia financeira, intitulado “Eu conto, tu contas, ele conta… todos contam”, este ano, chegou a mais de 1.200 alunos, com idades compreendidas entre os seis e os 14 anos e teve a participação de 46 docentes.

Esta iniciativa do Oney Bank pretende responder aos baixos conhecimentos de literacia financeira em Portugal. A importância de apostar na literacia financeira junto dos mais jovens foi reconhecida recentemente pelo Governo, que anunciou que, no próximo ano letivo, a literacia financeira vai ser introduzida como disciplina em sete escolas no âmbito de um projeto-piloto.

 

Programa

O programa “Eu conto, tu contas, ele conta… todos contam” tem visado esta preocupação com a literacia financeira dos mais novos. A iniciativa tem como objetivo “capacitar os jovens com conhecimentos e competências financeiras essenciais para enfrentar os desafios do mundo atual, proporcionando-lhes ferramentas que contribuem para a tomada de decisões financeiras informadas, criteriosas e mais responsáveis”.

Objetivo, este, que se alinha com a missão da Sol sem Fronteiras (Solsef) que, com mais de três décadas de experiência, desenvolve iniciativas que visam promover a igualdade e a justiça social através da educação de qualidade. Através deste projeto e da parceria com o Oney Bank, a Solsef ajuda “a plantar as sementes de um futuro mais consciente e solidário, onde cada aluno envolvido está mais capacitado a navegar num mundo cada vez mais complexo, com mais responsabilidade e confiança”.

 

Sessões

As sessões deste ano envolveram um total de 14 voluntários do Oney, que partilharam temas relevantes para a gestão financeira responsável, desde a distinção entre necessidades e desejos, até à importância da poupança e ao ato de pagar impostos enquanto forma de cidadania.

A nova edição do programa de literacia financeira foi bem recebida pelos alunos que participaram e foi descrita como “útil”, “interessante”, “necessária” e “esclarecedora”. “A organização conjunta do Oney Bank e da Sol Sem Fronteiras também mereceu elogios, com 77% dos participantes a considerar que a organização do projeto foi muito boa e com 64% a descrever os conteúdos das sessões como muito bons”, avançam as entidades em comunicado.

“A literacia financeira é um pilar fundamental na formação pessoal, fornecendo as ferramentas necessárias para entender melhor como gerir as finanças de forma responsável. Ao transmitirmos conceitos financeiros essenciais, reforçamos o nosso compromisso com o futuro e, simultaneamente, com a capacitação dos jovens, garantindo que fazem as melhores escolhas e que alcançam os seus objetivos pessoais e profissionais de forma mais preparada e informada”, comenta o diretor geral do Oney Bank em Portugal, Dario Coffetti.

 

Edições anteriores

Ao longo das quatro edições desta iniciativa, a literacia financeira chegou a cerca de 5.500 alunos, em 61 escolas e de vários graus de ensino. No total, foram realizadas 219 sessões nas escolas, que contaram com a participação de 75 voluntários do Oney.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bruno Farias

Diretor na revista Grande Consumo. Um eterno sonhador, um resiliente trabalhador. Pai do Afonso e do José.

Henkell Freixenet adquire a Vinicom

Klarna

Klarna com novos recursos de saldo e cashback