in

O efeito Lidl na concorrência

Foto Billy F Blume Jr/Shutterstock

O comportamento da concorrência, após a entrada do Lidl num determinado mercado, foi alvo de um estudo por parte da Kenan-Flagler Business School da Universidade da Carolina do Norte.

Em concreto, o estudo abordou esse comportamento aquando da entrada do operador alemão em Long Island, no estado de Nova Iorque, no final de 2019. A principal conclusão é que o preço médio praticado pela distribuição alimentar naquela zona desceu 15%.

O estudo monitorizou os preços de 47 produtos de grande consumo de marcas próprias, incluindo lacticínios, charcutaria, produtos embalados e congelados, nas lojas Aldi, BJ’s Wholesale Club, Costco Wholesale, King Kullen, Stop & Shop, Target, Trader Joe’s e Walmart localizadas em Long Island, antes e depois da chegada do Lidl. Os preços foram obtidos com base na visita a 27 lojas, entre abril e 2019 e o passado mês de março.

Resposta mais agressiva que à entrada da Walmart

O estudo nota que o efeito de redução de preços é substancialmente maior ao observado tradicionalmente em estudos académicos anteriores sobre a chegada da Walmart a novos mercados, onde as diminuições variam entre 1% e 2,5% e, no máximo, atingem os 5%.

Em março, o preço médio do Lidl, em comparação com os concorrentes de Long Island, era, de acordo com a investigação, inferior em mais de 10% em categorias de produto.

Os investigadores notam ainda que o efeito Lidl não se limitou apenas àquela localidade, mas também foi sentido noutras zonas dos Estados Unidos, mercado onde chegou em 2017.

comércio eletrónico

Comércio eletrónico dos EUA aumenta 18% em 2020

Johnnie-Walker-Paper-Bottle

Diageo cria primeira garrafa em papel para bebidas espirituosas