Entra em funcionamento, em todo o território nacional, o Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens de bebidas de uso único, identificado pela marca volta.
Agora, garrafas e latas de plástico, metal e alumínio, inferiores a três litros, passam a estar abrangidas por um sistema de recolha e reciclagem dedicado. O sistema arranca com mais de 90% da rede de pontos volta já instalada, que entra em funcionamento para permitir a devolução das embalagens volta.
Embalagens abrangidas
O sistema abrange embalagens devidamente identificadas com o símbolo volta, que passarão a pagar um valor de depósito associado (10 cêntimos por embalagem) no ato da compra. Este valor recupera-se aquando da sua devolução num dos pontos ou quiosques volta.
Segundo a entidade gestora, este modelo assegura a recolha dedicada e a reciclagem de elevada qualidade dos materiais. Assim, contribui para que os materiais reciclados destas embalagens possam ser reintegrados no ciclo produtivo.
Até 9 de agosto, decorrerá um período de transição de 120 dias, necessário para a gestão de stocks nos supermercados, hipermercados e estabelecimentos do sector Horeca. Durante este período, coexistirão no mercado embalagens com e sem o símbolo volta. As embalagens “pré-volta” não pagam valor de depósito associado no ato da compra e não serão aceites pelo sistema. Por isso, devem ser encaminhadas para os respetivos ecopontos.








