in

Novas tendências na cloud, centros de dados e inteligência artificial

Stratesys prevê o impacto no mundo empresarial

tendências cloud

A multinacional tecnológica Stratesys faz uma previsão de quais serão as tendências tecnológicas e de inovação mais importantes na cloud, nos datacenters e na inteligência artificial (IA), bem como o seu impacto no mundo empresarial.

A velocidade a que a tecnologia evolui faz da inovação uma necessidade para a sobrevivência das empresas. A adoção de metodologias ágeis e a experimentação são essenciais para desenvolver soluções e serviços de forma eficiente e a colaboração com startups e a participação em ecossistemas tecnológicos são práticas comuns para se manter na vanguarda.

 

Nuvem como espinha dorsal da transformação digital

A computação na cloud é essencial para a transformação digital das empresas, permitindo o acesso remoto aos dados e ao processamento, oferecendo escalabilidade e flexibilidade. A tendência atual é para uma abordagem híbrida e multicloud para otimizar a eficiência. A informática “serverless” está a revolucionar o desenvolvimento de aplicações.

 

Datacenters: a infraestrutura invisível

Os datacenters são a infraestrutura invisível que suporta a conectividade digital. A tendência atual centra-se na eficiência e na sustentabilidade, com datacenters modulares e refrigeração líquida para reduzir a pegada de carbono. A descentralização com instalações mais pequenas melhora a latência.

A automatização e a orquestração reduzem os custos operacionais. A utilização da IA irá otimizar o desempenho, o consumo e a segurança no futuro dos centros de dados. Começam a existir cada vez mais projetos de datacenters sustentáveis, que aproveitam o calor gerado e captado pelos sistemas de arrefecimento, para aquecimento residencial nas comunidades nas quais se inserem, reduzindo o impacto carbónico e gerando relações de simbiose com as comunidades envolventes.

 

Inteligência artificial: do futuro à realidade empresarial

A IA tornou-se uma realidade empresarial que transforma a tomada de decisões e a eficiência. É utilizada em assistentes virtuais, chatbots e análises preditivas. Prevê-se que a IA contribua com 15,7 mil milhões de dólares para o PIB global até 2030, um aumento de 14%. Plataformas como a Google Cloud AI, Azure AI e AWS AI oferecem serviços de gestão que facilitam a implementação de soluções de IA personalizadas, dando às empresas vantagens competitivas com produtos e serviços mais inteligentes e personalizados.

 

Edge Computing: transferência de poder para a periferia

A Edge Computing é uma evolução da cloud, que aumenta a velocidade de processamento. É essencial para aplicações IoT e de realidade aumentada que requerem respostas em tempo real. Distribui a carga entre a cloud e os dispositivos periféricos para maior eficiência e velocidade. Também aborda preocupações de privacidade e segurança, processando dados críticos perto da fonte, limitando ou reduzindo a sua transferência nas redes.

 

Kubernetes e containers: orquestração na cloud

A plataforma de código aberto Kubernetes tornou-se essencial para a gestão eficiente de containers e o desenvolvimento ágil de aplicações. Facilita a orquestração de containers e simplifica a gestão de aplicações em ambientes de cloud distribuídos, bem como a implementação de microsserviços. Isto proporciona a flexibilidade e a portabilidade das aplicações entre diferentes ambientes, acelerando os ciclos de desenvolvimento e reduzindo o tempo de inatividade nas empresas.

 

Desafios: segurança e escassez de talento

Apesar das oportunidades, estas tendências enfrentam desafios. A segurança dos dados é fundamental, especialmente na cloud, exigindo medidas robustas de cibersegurança. Além disso, a escassez de talentos em tecnologias emergentes, como a IA, a cloud e a análise de dados, gera uma concorrência feroz, aumentando os salários e criando um ambiente altamente competitivo para a contratação de especialistas.

 

Impacto no negócio: agilidade, eficiência e personalização

Estas tendências têm um impacto significativo no mundo empresarial. A adoção de tecnologias como a cloud e a inteligência artificial melhoram a agilidade e a eficiência, permitindo a escalabilidade e a automatização que reduzem os custos e aumentam a produtividade. A personalização de produtos e serviços com inteligência artificial melhora a experiência do cliente e promove a sua fidelização, antecipando as suas necessidades e oferecendo soluções à medida num mercado competitivo.

Néstor Correa, especialista em tecnologia e tendências de TI e líder da BESH, área da multinacional Stratesys especializada em cloud e infraestrutura, destaca que “as tendências tecnológicas estão a transformar a forma como as empresas operam e competem no mercado. Desde a adoção massiva da cloud até à integração da inteligência artificial em processos-chave, a tecnologia está a abrir caminho para um futuro digital mais inovador e eficiente”.

Siga-nos no:

Google News logo

Tapada de Coelheiros vinhos

Tapada de Coelheiros lança gama Terroir

Inokem apresenta o primeiro produto no mercado contra o bolor sem lixívia

Inokem apresenta o primeiro produto no mercado contra o bolor sem lixívia