Quinta de São Luiz
in

Nova colheita do Winemaker’s Collection Tinto Cão Reserva Rosé

Oiça este artigo aqui:

Um rosé de edição limitada que volta a afirmar a ousadia e a sofisticação dos vinhos tranquilos da Quinta de São Luiz”. É desta forma que o produtor apresenta a nova colheita. Esta sexta edição integra a gama Winemaker’s Collection, assinada pelo enólogo Ricardo Macedo, que se distingue pela abordagem experimental e pela valorização de castas e micro terroirs durienses.

A casta Tinto Cão volta a ser a protagonista desta colheita. As uvas foram vindimadas manualmente na última semana de agosto de 2024, a partir de parcelas selecionadas da sub-região do Cima Corgo, e transportadas em caixas de pequena dimensão até à adega da Quinta de S. Luiz.

Com o objetivo de preservar a sua delicada expressão aromática e tonalidade salmão coral, a vinificação incluiu uma prensagem suave de cachos inteiros, previamente selecionados em tapete de escolha. Cerca de 80% do mosto fermentou em inox a temperatura controlada (10 ºC a 14 °C), enquanto os restantes 20% fermentaram em barricas usadas. Após a fermentação, o vinho estagiou durante seis meses em vasilha de inox, com bâtonnage semanal — uma prática que lhe confere volume, textura e complexidade.

A nova colheita exibe um tom salmão claro. No nariz, destacam-se notas de romã, groselha e framboesa, acompanhadas por um subtil registo mineral. Na boca, revela-se amplo e estruturado, com textura sedosa, acidez vibrante e um final longo e persistente. Um rosé de várias camadas, pensado para evoluir no copo e à mesa.

A nova edição apresenta um lote limitado a 7.350 garrafas: da número um à sete mil são garrafas de 750 mililitros e da 7.001 à 7.350 em formato magnum (1.500 mililitros).

Siga-nos no:

Google News logo

 

Apple smartphones vendas

Apple perde terreno e quota de mercado do iPhone cai para mínimo de cinco anos: 25,4%

Ervideira G(IN)VISÍVEL

Ervideira lança o novo gin a partir do vinho Invisível