in

Nestlé modifica a estrutura do açúcar

A Nestlé criou a Milkybar Wowsomes, o primeiro chocolate que mantém o sabor doce com menos 30% de açúcar.

Feito só com ingredientes naturais e sem edulcorantes, este chocolate resulta de anos de investigação científica por parte da multinacional suíça, que descobriu como modificar a estrutura do açúcar. O objetivo é reduzir a quantidade de açúcar de forma natural, mas mantendo o sabor.

Elaborada com leite e cereal de aveia crocante, esta novidade vai chegar às lojas do Reino Unido e Irlanda nas próximas semanas.

De acordo com a Nestlé, o açúcar comum é cristalino e nunca se percebe toda a sua doçura porque não chega a dissolver-se totalmente na boca antes da sua ingestão. Com base nesta premissa, os investigadores da Nestlé descobriram como tornar a estrutura do açúcar mais porosa, utilizando apenas açúcar, leite magro em pó e água. Ao pulverizar esta mistura em ar quente, cria-se um novo tipo de partícula de açúcar que permite elaborar produtos com menor quantidade daquele ingrediente, sensivelmente 30% a 40% menos.

Desde que, em 2016, a Nestlé anunciou esta descoberta, uma equipa de 250 cientistas de multinacional na Suíça, Reino Unido e República Checa tem estado a trabalhar para aplicar esta tecnologia num novo produto. Brevemente, será utilizada noutras marcas de chocolates destinadas ao público infantil.

Com esta inovação, a Nestlé conseguiu acelerar o compromisso assumido em 2000 de reduzir a quantidade de açúcar dos seus produtos. A multinacional comprometeu-se a eliminar 18 mil toneladas de açúcar dos produtos que vende na Europa.

Publicidade

Publicidade

Walmart agregará instalações da FedEx a 500 das suas lojas

Adega de Portalegre relança Portalegre DOC