Nestlé Juntos pelas Abelhas
in

Nestlé entrega 400 núcleos de abelha-rainha a apicultores portugueses

No âmbito da campanha Juntos pelas Abelhas, a Nestlé, através da sua marca Nestum, procedeu à entrega dos dois primeiros núcleos de abelhas-rainha, de um total de 400 núcleos que vão, agora, ser entregues aos apicultores nacionais.

De acordo com o regulamento da iniciativa, foram selecionados 61 apicultores, de norte a sul do país, cujos apiários se localizam em regiões afetadas por catástrofes e calamidades naturais registadas em 2020.  Com esta iniciativa, a Nestum está a contribuir para a reposição da população de abelhas nessas regiões, promovendo também a valorização do mel e dos produtos apícolas nacionais. Os apicultores elegíveis para esta oferta foram apurados por um concurso que decorreu durante o mês de abril, seguindo os critérios definidos pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a entidade que tutela o sector.

 

Campanha

A entrega simbólica, que decorreu no Posto Apícola do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), na Tapada da Ajuda, em Lisboa, é o resultado do protocolo de colaboração para o desenvolvimento da campanha Juntos Pelas Abelhas, celebrado com a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e a Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel (FENAPICOLA). Os núcleos de abelhas-rainha, uma vez colocados no seu habitat natural e tendo alimento em abundância, terão a capacidade de se reproduzir, dando origem a novas colmeias num curto espaço de tempo.

Em Portugal, os graves incêndios florestais que afetaram extensas áreas do território nos últimos anos destruíram também centenas de colmeias e deixaram outras tantas sem o alimento fundamental ao seu desenvolvimento, as plantas melíferas. Foi precisamente para apoiar a reposição deste efetivo e os seus habitats que a Nestum se aliou aos apicultores nacionais.

A campanha Juntos pelas Abelhas visa ainda sensibilizar toda a sociedade para a extrema importância de cuidar das abelhas, protegê-las e ao seu habitat e, sobretudo, proporcionar-lhes alimento em abundância através do simples gesto de plantar flores melíferas.

Izidoro

Izidoro reduz em 70% o uso de plástico nas novas embalagens

Sonae

Sonae regista lucro de um milhão de euros no 1.º trimestre