in

Nespresso investe meio milhão de euros na reciclagem de cápsulas

No Dia Internacional da Reciclagem, a Nespresso revela que, em menos de dois anos, aumentou em 50% a sua taxa de reciclagem em Portugal, atualmente nos 15%, e apresenta um projeto inovador feito com alumínio 100% reciclado, no âmbito da segunda vida das cápsulas usadas.

Os valores agora alcançados são resultado da estratégia de reciclagem da marca em Portugal, que representa um investimento de aproximadamente meio milhão de euros por ano, e que está assente em três eixos de atuação: facilitar a reciclagem, dar uma segunda vida às cápsulas usadas e consciencializar para a reciclagem do alumínio.

A estratégia de reciclagem insere-se no âmbito do projeto de sustentabilidade mundial da marca, The Positive Cup, e prevê que a taxa de reciclagem em Portugal atinja os 25%, até 2020. A este objetivo juntam-se os compromissos assumidos mundialmente e que passam por alcançar 100% de capacidade de recolha de cápsulas usadas e garantir que 100% do alumínio usado nas cápsulas Nespresso seja gerido de forma sustentável.

A ambição da Nespresso vai mais além da reciclagem e pretende retribuir e acrescentar valor à sociedade, ao dar uma segunda vida à cápsula de café usada. No processo de reciclagem das cápsulas de café há dois resíduos envolvidos: a borra de café e o alumínio da cápsula, que são reutilizados ganhando cada um deles uma “segunda vida”.

Em 2010, a Nespresso lançou o programa “Reciclar é Alimentar”, um programa que reutiliza a borra do café contido nas cápsulas usadas para enriquecer um composto agrícola utilizado para fertilizar arrozais, na região entre Grândola e Alcácer do Sal. O arroz que sai destas plantações é posteriormente doado na íntegra ao Banco Alimentar contra a Fome. “Reciclar é Alimentar” é um projeto 100% português que, desde o seu lançamento, já permitiu entregar mais de 430 toneladas de arroz a esta instituição, o equivalente a mais de oito milhões de porções de arroz, a quem mais precisa.

A Nespresso dá uma também uma segunda vida à cápsula de alumínio e lançou um projeto disruptivo, 100% português. Da segunda vida do alumínio nasce a ECOCAMERA, uma câmara fotográfica “pinhole”, 100% analógica, feita com alumínio 100% reciclado.

Para assinalar este lançamento, a Nespresso lançou um desafio a três fotógrafos portugueses – António Homem Cardoso, Armando Bento e Joel Santos – para captarem as paisagens e lugares que gostariam de encontrar, se voltassem ao planeta daqui a 200 anos.

De acordo Anna Lenz, diretora de mercado da Nespresso em Portugal, “para a Nespresso reciclar não chega, queremos ir mais longe. Queremos transformar um fim num começo e, por isto, se torna tão importante dar uma segunda vida a uma cápsula de alumínio de café. A reutilização das borras de café geram arroz no projeto ‘Reciclar é Alimentar’ e o alumínio reciclado é utilizado para criar objetos e utensílios sustentáveis, como a ECOCAMERA. A segunda vida faz-nos acreditar que, quando reciclamos, ajudamos a manter o planeta como ele é.”

Um dos grandes objetivos da Nespresso é tornar a reciclagem mais fácil para os clientes e garantir que cada cliente pode entregar as suas cápsulas usadas, nos mesmos moldes em que compra, sem esforço adicional. Nesse sentido, acabou de implementar um serviço de reciclagem para os clientes profissionais, com soluções desenhadas à medida de cada negócio – escritórios, hotéis ou restaurantes – e de acordo com as suas necessidades e dimensão.

Vinhos do Tejo em destaque na Wine Enthusiast com 90 pontos e selo de Best Buy

MisterWine assegura distribuição da cerveja Quinas