A National Geographic e a Sky Ocean Ventures, fundo de investimento da Sky dedicado a projetos inovadores relacionados com a poluição dos plásticos, lançaram o “Ocean Plastic Innovation Challenge”, um desafio a nível mundial com o objetivo de encontrar soluções inovadoras que ajudem a resolver o problema do uso de plástico descartável no mundo.
Esta competição, com a duração de um ano, foca-se em três categorias estratégicas, nas quais os projetos devem ser inscritos: Design (projeção de alternativas aos plásticos descartáveis, ou seja, ideias que abordem uma nova visão para a questão das embalagens), Economia Circular (definição de modelos de negócio criativos com desperdício zero, que sejam viáveis ou que usem soluções de tecnologia para levar os produtos aos consumidores sem o desperdício de embalagens) e Visualização/Comunicação de Dados (comunicar a amplitude deste problema e expor a sua escala de forma criativa e intuitiva).
As equipas ou indivíduos interessados em participar devem submeter os seus projetos até dia 11 de junho em www.oceanplastic-challenge.org, para análise por parte de uma equipa de especialistas selecionados pela National Geographic e pela Sky Ocean Ventures. As equipas selecionadas nas várias áreas da primeira fase terão até novembro para aperfeiçoar e desenvolver os seus projetos. Os vencedores serão anunciados em dezembro, após um pitch final perante um grupo selecionado de especialistas.
As equipas vencedoras nas áreas de Design e Economia Circular receberão um prémio no valor e 100 mil dólares e os segundos classificados 45 mil dólares. Na área de Visualização/Comunicação de Dados, os vencedores receberão um prémio de 10 mil dólares. Os projetos relacionados nas áreas de Design e Economia Circular poderão ainda candidatar-se a um outro financiamento agregado até um milhão de dólares.
Este desafio é uma componente chave da iniciativa plurianual da National Geographic “Planeta ou Plástico”, um compromisso global e colaborativo para reduzir significativamente a quantidade de plástico descartável que chega aos oceanos. O tema foi ainda centro de debate na terceira edição do National Geographic Summit, que teve lugar na Casa da Música, no Porto, no dia 29 de abril.