in ,

Mundial de Futebol faz subir procura e preço de televisores

Com o Campeonato Mundial de Futebol a chegar, a procura por televisores subiu 35%, no último mês, acompanhada de um aumento médio dos preços na ordem dos 10%, revela uma análise do comparador de preços KuantoKusta.

“Tal como já tem sido habitual noutros anos, os campeonatos europeus e mundiais de futebol são o pretexto ideal para muitos portugueses fazerem um ‘upgrade’ à televisão da sua sala e, neste ano, com a potencial oportunidade de aproveitarem a época de descontos associada à Black Friday. Apesar do atual contexto económico menos favorável, o mercado está também a subir em valor”, explica o diretor de marketing do comparador de preços e marketplace, Ricardo Pereira.

Este aumento do mercado em valor significa que os equipamentos escolhidos pelos consumidores têm preços mais altos: os portugueses estão a desembolsar, em média, 461,35 euros para adquirir uma Smart TV nova, mais 3,98% do que os 443,68 euros do ano passado.

 

Procura por soundbars dispara 75%

A par da subida da procura por TVs, nas últimas quatro semanas, as soundbars registaram um aumento da procura de 75,2%.

O valor médio gasto em soundbars também aumentou, de 182,63 euros para 227,69 euros, o que equivale a uma subida de 24,67%. Contudo, a análise do KuantoKusta revela uma descida média dos preços das soundbars na ordem dos 32,85%.

O KuantoKusta alerta ainda os consumidores que podem poupar cerca de 12% se tiverem o cuidado de comparar preços antes de comprar televisores e sistemas de som. “Alguns televisores e soundbars podem ser encontrados em cerca de 40 lojas diferentes. Se os portugueses tiverem o cuidado de comparar preços, mesmo quando já estão numa loja, prestes a avançar com uma compra, podem poupar significativamente. Principalmente em período de Black Friday, onde as flutuações de preço são mais comuns”, alerta Ricardo Pereira.

Esta análise teve em consideração os produtos mais procurados na categoria de imagem e som e analisa a diferença entre o preço mais baixo e o preço médio praticados pelas diferentes lojas.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Meu Super Quinta do Conde_nov2022

Meu Super abre na Quinta do Conde

GfK antevê desaceleração no mercado mundial de bens de consumo tecnológicos e duráveis