in

Multi Portugal lança iniciativa Lojas Conscientes nos centros comerciais

Selo será atribuído às lojas que assumam o compromisso de cumprir medidas que apoiam o planeta

APCC_Multi Portugal

Armazéns do Chiado, Forum Viseu, Forum Coimbra, Forum Madeira, Forum Algarve e BPlanet são alguns dos espaços comerciais que vão passar a atribuir selos de energia verde aos lojistas que adotem medidas favoráveis à poupança de energia e proteção de recursos essenciais.

“Ficámos muito satisfeitos ao ver a APCC e a ADENE juntas numa campanha que se coaduna com os nossos valores e, nesse sentido, além de sermos fortes apoiantes da iniciativa, quisemos tomá-la como foco e motivação para uma ação contínua da Multi Portugal neste caminho”, refere João Cruz, diretor geral da Multi Iberia. “Nasce assim o selo verde, uma ação que, espelhada nos nossos centros comerciais, vai dividir-se em duas grandes áreas, cada uma com dois grandes objetivos: uma área educativa, onde é promovida a sensibilização, o envolvimento e o apelo à alteração de comportamentos, através da disponibilização de informação verosímil que suporta estas alterações, mas também da partilha de dicas e regras para um consumo racional de energia; e uma área operacional, que contará com um forte investimento na renovação de equipamentos mais eficientes neste papel, assim como uma maior monitorização e medição dos recursos energéticos em causa”, esclarece ainda o diretor geral.

 

Boas práticas

De uma forma generalizada, as lojas de alguns centros serão guiadas nestas ações e boas práticas a seguir, nas áreas-chave como a climatização, a iluminação (nesta fase englobando também o Natal) e ventilação.

“Contamos com uma forte adesão e colaboração da parte dos nossos lojistas. Tem sido sempre assim, ao longo dos anos, e penso que, de forma equilibrada, será algo benéfico para todos. O nosso objetivo será ver este selo verde em todas as montras dos nossos centros comerciais”, acrescenta João Cruz.

A cultura em torno da poupança de energia na Multi Portugal já tem mais de duas décadas. Os centros comerciais por si geridos já só consomem energia 100% de origem renovável e dispõem de sistemas de gestão integrada que, sendo um sistema certificado, monitoriza e facilita a gestão de vários parâmetros de atividade de um centro comercial, tais como a energia.

Pack_Natal_FamiliaSilva

Bacalhau Riberalves lança pack especial de Natal

Mundial_NL_Rectangle_generico_2

Zomato e Coca-Cola reforçam parceria de apoio à restauração