in

Mulch biodegradável Agrobiofilm da Silvex recebe menção honrosa

A Silvex obteve uma menção honrosa no âmbito do Prémio Produto Inovação promovido pela Cotec e ANI, para o seu produto Mulch biodegradável Agrobiofilm.

O Mulch biodegradável Agrobiofilm é um polímero biodegradável para cobertura do solo (mulch) que permite a substituição do plástico de origem fóssil, proporcionando a obtenção de produtos agrícolas com rendimento e qualidade igual ou superior à obtida com mulch de polietileno (PE). No final do ciclo da cultura, incorpora-se no solo, sendo completamente decomposto por ação de micro-organismos, resolvendo, assim, quer o problema da contaminação dos solos agrícolas com plástico PE, quer a acumulação dos mesmos em aterros e lixeiras. Produzido a partir de fontes renováveis, contribui para a sustentabilidade das práticas agrícolas.

A Lei da Fiscalidade Verde tratou o problema dos sacos de plásticos leves. No entanto, o legislador omitiu, supostamente por desconhecimento da realidade, a problemática dos impactos ambientais que tem o plástico de origem fóssil na agricultura. O impacto negativo no ambiente é muito maior que o dos sacos leves, visto que estes, em grande parte, ainda eram utilizados para o lixo. Ou seja, com os sacos leves ainda havia a possibilidade da sua reutilização e reciclagem limpa (deposição em ecoponto) enquanto o plástico de origem fóssil utilizado na agricultura (como cobertura de solo) muito dificilmente pode, sequer, ser reciclado”, explica a empresa em comunicado.

O Prémio Produto Inovação é promovido pela COTEC e ANI e tem como objetivo central o de premiar e divulgar publicamente produtos (bens ou serviços) inovadores ou famílias de tais produtos desenvolvidos por empresas nacionais ou estrangeiras, de qualquer dimensão, que operem em Portugal. O Prémio Produto Inovação COTEC-ANI foi entregue pelo Presidente da República, no 13.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, que se realizou a 22 de novembro.

Publicidade

Black Friday chega às lojas Sport Zone

Raffaele Mesce nomeado novo diretor geral ibérico da 3M