in

Monte do Pasto obtém certificação em bem-estar animal

Monte do Pasto

A empresa Monte do Pasto obteve a certificação em bem-estar animal Animal Welfare – Certificação Welfair, aprovada pelo IRTA (Institute of Agrifood Research and Technology), em colaboração com o NEIKER (Basque Institute for Agricultural Research and Development).

Esta certificação é o resultado da implementação, no processo de recria dos bovinos de ar livre, das melhores práticas de bem-estar animal, baseadas nos protocolos de avaliação desenvolvidos pela Welfare Quality e AWIN. Uma certificação que se junta à certificação em bem-estar animal Beter Leven 3 Stars, atribuída à criação extensiva, que obteve a máxima classificação de três estrelas. Criada pela Sociedade de Proteção Animal Holandesa (DUTCH SPA), baseia-se em critérios científicos definidos pela EFSA Scientific Panel on Animal Healthand Animal Welfare.

 

Projeto Ethical Meat

O bem-estar animal é um elemento estratégico na criação de valor na atividade do Monte do Pasto, pela crescente importância que práticas agropecuárias responsáveis têm para os consumidores.

A empresa encontra-se, igualmente, a desenvolver o projeto Ethical Meat, em parceria com as Universidades de Évora e do Minho, que visa a produção de carne com a máxima qualidade, reforçando o nível de bem-estar animal. Está a instalar o primeiro Parque Experimental de Bem Estar Animal da Europa, que permitirá incrementar o conhecimento científico acerca do impacto do bem-estar animal na recria e produção de carne. Estabeleceu um protocolo com a Universidade de Évora, para a criação da Cátedra Monte do Pasto Bem-estar Animal – Criação de Bovinos de Ar Livre, através da qual se pretende impulsionar o desenvolvimento e divulgação de processos e tecnologias inovadoras para o sector agropecuário do Alentejo, capazes de aumentar a sua produtividade e competitividade, a nível nacional e internacional.

 

Sustentabilidade

Em 2021, o Monte do Pasto obteve também a certificação Pecuária Baixo Carbono, renovou a certificação Modo Produção Integrada na criação extensiva e os processos operacionais da empresa foram certificados no âmbito da norma NP EN ISO 9001:2015, referência internacional para a certificação de sistemas de gestão da qualidade.

Violife

Violife lança iniciativa “Muda de Queijo, Muda o Mundo”

retalho

Comércio grossista e a retalho precisa de grande investimento em sustentabilidade e no digital