in

Mimosa, Gresso e Compal são as marcas mais escolhidas em Portugal

A Mimosa continua a ser a marca de bens de grande consumo mais escolhida pelos consumidores portugueses, pela sexta vez consecutiva, de acordo com o relatório “Brand Footprint” da Kantar Worldpanel. A marca foi retirada das prateleiras 34 milhões de vezes.

Depois da Mimosa, as marcas mais escolhidas pelos portugueses são a Gresso e a Compal, que foram retiradas das prateleiras 13 milhões de vezes. Na quarta posição figura a Delta Cafés, que é, assim, a marca de bebidas mais escolhida. O top 10 das marcas mais escolhidas em Portugal inclui também a Nobre (5.ª) e a Renova (6.ª). A Terra Nostra conseguiu ganhar presença nos lares portugueses e subiu seis posições, para o sétimo lugar. Seguem-se-lhe Milaneza (8.ª), Agros (9.ª) e Corpos Danone (10.ª).

A Colgate é a marca de higiene e beleza mais escolhida pelos portugueses, ao ocupar a 12.ª posição. Já a Coca-Cola, a marca mais escolhida do mundo, ocupa a 17.ª posição.

O “Brand Footprint” mede quantas vezes as marcas de grande consumo são compradas no ponto de venda, quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano. Entre as 50 marcas mais escolhidas em Portugal, a Bimbo foi a que mais cresceu em Consumer Reach Points (CRPs), cerca de 62%, o que lhe permitiu subir 32 posições, situando-se agora na 39.ª. Neste indicador, destacaram-se também a Gresso e a Fula.

As marcas de alimentação e bebidas asseguraram a maior parte das posições no top 50. As únicas marcas de higiene e beleza presentes são a Colgate e a Nivea, respetivamente 12.ª e 14.ª. Relativamente ao cuidado do lar, as presenças são as da Renova (6.ª), Fairy (32.ª), Sonasol (36.º) e Cif (38.ª).

Nota, ainda, para o facto de nove das 10 marcas do top 10 serem portuguesas.

O estudo mostra que as marcas que cresceram aumentaram a sua base de compradores. “As estratégias para se conseguir novos consumidores são mais bem-sucedidas do que aquelas que têm como objetivo aumentar a fidelidade e a frequência de consumo”, destaca Blandine Meyer, commercial director da Kantar Worldpanel Portugal.

As marcas mais escolhidas em Portugal:
Mimosa: 86,4% de penetração, 8,7 de frequência, 34 milhões de vezes retirada da prateleira
Gresso: 61,5% de penetração, 4,9 de frequência, 13 milhões de vezes retirada da prateleira
Compal: 61,3% de penetração, 5 de frequência, 13 milhões de vezes retirada da prateleira
Delta: 50,5 % de penetração, 5,5 de frequência, 12 milhões de vezes retirada da prateleira
Nobre: 62,4% de penetração, 4,3 de frequência, 11 milhões de vezes retirada da prateleira
Renova: 68,8% de penetração, 3,6 de frequência, 11 milhões de vezes retirada da prateleira
Terra Nostra: 56,2% de penetração, 4,3 de frequência, 10 milhões de vezes retirada da prateleira
Milaneza: 66,6% de penetração, 3,7 de frequência, 10 milhões de vezes retirada da prateleira
Agros: 46,1% de penetração, 4,9 de frequência, 10 milhões de vezes retirada da prateleira
Corpos Danone: 45,9% de penetração, 4,9 de frequência, 10 milhões de vezes retirada da prateleira

Publicidade

Worten promove Training Campus

Inovar substituindo a obesidade pelo saudável e económico