Miele
in

Miele cresce 6,5% em volume de vendas no ano de 2020

No ano fiscal de 2020, a Miele obteve um volume de vendas de 4,5 mil milhões de euros, mais 6,5% do que em 2019. Um resultado positivo que ganha ainda mais importância uma vez que a Miele também foi uma das empresas afetadas, no ano passado, pela instabilidade causada pela pandemia atual.

O início de 2020 foi promissor, mas devido à evolução da pandemia registou-se uma quebra no negócio entre março e maio. O segundo semestre foi positivo impulsionado pela procura nos meses de verão. Os consumidores, obrigados a ficar em casa devido ao confinamento, acabaram por gastar menos dinheiro em viagens e restaurantes, investindo mais no conforto das suas casas. Graças à força da nossa marca, a uma gama de produtos de elevada qualidade e à expansão constante das atividades de marketing digital, a Miele conseguiu ainda assim ultrapassar os números do ano passado por uma grande margem”, afirma o Conselho de Administração do Grupo Miele.

Foi registado um forte crescimento, especialmente na Alemanha, Europa Central e China. Em termos de categorias individuais, os aspiradores e os aparelhos de frio apresentaram as taxas de crescimento mais elevadas. À data de 31 de dezembro de 2020, a Miele empregava 20.944 colaboradores a nível mundial. Isto corresponde a um aumento anual de 466 em relação ao ano anterior.

 

Vendas

O volume de vendas da Miele na Alemanha atingiu os 1,33 mil milhões de euros. Isto representa um aumento de 8,8% e corresponde a 29,5% do volume de vendas global do grupo. Registou-se um forte crescimento não só nos países da Benelux, França, Áustria e Suíça, todos vizinhos europeus com um elevado volume de negócios, mas também países em ascensão na Europa de Leste e, especialmente, na China.

Noutros mercados importantes, como os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, foi possível manter os níveis de negócio do ano passado, apesar da expansão alarmante da Covid-19. No que diz respeito aos canais de distribuição, as vendas online apresentaram os resultados mais positivos.

A Miele colocou o seu foco estratégico prioritário numa expansão ambiciosa da sua estratégia de sustentabilidade. Numa fase inicial, o grupo irá alcançar a neutralidade climática em todas as suas localizações, ao longo de 2021, tanto em termos de emissões próprias (objetivo 1) e em termos dos seus fornecedores de energia (objetivo 2).

 

Colaboradores

Em dezembro de 2020, o Grupo Miele empregava 20.944 colaboradores a nível mundial. Isto corresponde a um aumento de 466, ou 2,3%, quando comparado com 2019. 11.066 dos colaboradores encontram-se na Miele Alemanha, um ligeiro aumento em relação ao ano passado.

Durante o ano passado, um marco foi o lançamento, em Amsterdão, da Miele X, uma localização independente para o departamento de marketing e vendas digital a nível global. Atualmente, a equipa é composta por 40 especialistas de 17 países e vai continuar a crescer, durante 2021. Para dar apoio à digitalização de produtos, serviços e processos, a equipa do centro de competências Smart Home/Electronics, que conta atualmente com cerca de mil colaboradores, e a central de informática também vai aumentar consideravelmente nos próximos meses.

Foram aplicadas e mantidas, de forma constante, medidas abrangentes para proteger os colaboradores e terceiros, com o objetivo de manter o funcionamento da administração, da produção e de marketing na medida do possível, apesar da situação pandémica atual. Por exemplo, e de uma forma quase instantânea, grande parte das atividades de escritório foram transformadas em teletrabalho. O contacto com a distribuição é feito quase exclusivamente através de plataformas digitais e as feiras e exposições foram substituídas por eventos virtuais.

Os colaboradores continuam a trabalhar, apesar da gravidade da situação, especialmente os das fábricas e do serviço pós-venda. Além disso, muitos foram sujeitos a uma perda de rendimentos durante o primeiro trimestre, devido à redução da carga horária ou a baixas voluntárias. Para compensar os inconvenientes relacionados com esta pandemia, todos os colaboradores da Miele, a nível mundial, receberam um bónus equivalente a 40% do seu salário mensal ,juntamente com o seu salário de dezembro.

 

Produção nas fábricas

Quase todas as categorias de produtos atingiram máximos históricos, em termos de vendas por unidade. A gama de aspiradores, com o lançamento bem-sucedido do aspirador vertical sem fios Triflex HX1, no final de 2019, e os modelos clássicos.

No que diz respeito a aparelhos de frio, o contexto pandémico levou a um aumento da procura por aparelhos que permitam armazenar alimentos de uma forma mais duradoura e fiável.

Na cozinha, a Miele está a tirar o máximo partido do desempenho e funcionalidades inteligentes exclusivas da atual Geração 7000 de eletrodomésticos encastráveis e das máquinas de lavar a loiça G 7000. A modernização da gama de tratamento da roupa Miele permitiu um crescimento ainda maior no mercado.

 

Crescimento no sector hospitalar

O crescimento do volume de vendas em termos de balanço aumentou 1,8% na unidade de negócio Professional, que lucra cerca de 15% do negócio de projetos. Notou-se uma queda acentuada no capital investido por parte de clientes industriais, especialmente na hotelaria e restauração, sectores muito afetados pela pandemia.

Por outro lado, o impulsionador do crescimento foi o negócio de projetos hospitalares, com um aumento de dois dígitos. Esta área é assegurada no Grupo Miele pela sua filial especializada em tecnologia médica, a Steelco.

A Miele está agora a aplicar os seus conhecimentos especializados na área da higiene na purificação do ar. A fábrica de Lehrte está a começar a produzir purificadores de ar AirControl da Miele, produto que a empresa familiar adicionou ao seu portfólio para ajudar a combater o coronavírus. O purificador tem um sistema de filtragem de seis fases, que purifica o ar ambiente, e uma taxa de retenção de partículas em suspensão, bactérias, esporos de fungos e vírus superior a 99,995%.

Os novos aparelhos são concebidos para utilização em edifícios semi públicos, como escolas, creches, entidades locais, lojas e escritórios.

 

Novas áreas de negócio

Para apoiar o seu negócio nuclear, a empresa está a comprar participação em startups promissoras através da filial Miele Venture Capital GmbH, tendo como objetivo, por exemplo, o acesso a serviços inteligentes no âmbito das suas gamas de produto ou para apoiar os esforços efetuados em termos de marketing (digital).

Um exemplo atual é a inovadora app de receitas KptnCook, na qual a Miele tem agora uma participação maioritária. A KptnCook é considerada uma das empresas em maior expansão na sua área no mundo germano-falante e está agora prestes a embarcar numa grande jornada de internacionalização.

Além disso, a Miele reorganizou-se durante o período em análise. As unidades de negócio autónomas de tratamento da roupa, cozinha, tratamento da loiça, frio, pequenos eletrodomésticos (por exemplo, aspiradores e máquinas de café), assistência técnica e Professional estão a funcionar conforme o previsto.

Existe uma oitava unidade de negócio (New Growth Factory) encarregada de abrir novas áreas de negócio, que junta prometedoras filiais da Miele, como o serviço de entregas Gourmet MChef e o especialista em agricultura vertical Agrilution. Os Plantcubes, totalmente automáticos, comercializados pela empresa de Munique criam as condições perfeitas para cultivar microvegetais e ervas aromáticas no conforto da própria cozinha.

ZU

ZU inaugura loja em Santarém e já tem 29 lojas em Portugal

Mango

79% da coleção da Mango tem características sustentáveis