in

Mercadona e Carrefour vendem mais produtos alimentares online que a Amazon em Espanha

A Amazon continua com dificuldades em incrementar as vendas online de produtos alimentares em Espanha, mas, mesmo assim, só é superada pela Mercadona e pelo Carrefour.

Um estudo da consultora The Cocktail indica que a quota da Mercadona neste segmento é de 22%, o que lhe vale a liderança, seguida pelo Carrefour com 17%. À Amazon cabem 14% das vendas online de produtos alimentares no país vizinho. 

A consultora alerta que a empresa de Jeff Bezos tem muito trabalho pela frente, uma vez que, apesar de já liderar estas vendas, a Mercadona tem uma ampla margem de progressão. Os dados indicam que os números das compras online da cadeia valenciana são 40% inferiores aos das lojas físicas, mas o novo projeto de e-commerce que está a implementar poderá fazê-los crescer. 

Outro operador destacado pela The Cocktail é o El Corte Inglés, que quadruplicou a sua quota para 8%, o que compara com os 2% das lojas físicas na venda de alimentos. 

O desafio para estes retalhistas está nos frescos, ausentes em nove em cada 10 cestas online. As razões são de ordem vária e vão desde as ligadas à entrega, no caso dos ovos, lacticínios e produtos congelados, às relacionadas com o processo de busca e seleção, no caso da carne, peixe e frutas e verduras. “A compra online de alimentação é um dos segmentos menos desenvolvidos em Espanha relativamente a outros sectores e, ao contrário da loja física, no canal online praticamente desaparece a compra por impulso“, assinala a consultora. 

Nestlé apresenta os cereais Nesquik Alphabet

Fnac comemora 5.º aniversário do marketplace em Portugal