in

Mercadona distinguida pela sua inovação

O Centro de Coinovação da Mercadona de Jarro, localizado no município de Paterna, em Valência, é, segundo o Observatório da Inovação em Grande Consumo em Espanha 2019, realizado pelo Institut Cerdà, uma das principais inovações do seu sector.

A segunda edição deste observatório, formado por um painel de especialistas independentes, reconhece o trabalho na área da inovação deste espaço e também destaca produtos como as Mini Barritas de Chocolate Hacendado, com sementes crocantes, fabricadas pelo fornecedor totaler Dulces Olmedo, pela sua mistura de ingredientes nova e saudável.

Para o Institut Cerdà, o Centro de Coinovação de Jarro da Mercadona, inaugurado em meados de 2017, após um investimento inicial de 3,5 milhões de euros, representa uma inovação no sector por ter uma visão “para trás“, isto é, que parte do cliente para os restantes implicados no processo de desenvolvimento de um produto. Numa área de 5.700 metros quadrados, este espaço é composto por várias unidades, onde se destaca a recriação de um supermercado com todos os produtos para fazer “laboratórios” (espaços de teste) e um conjunto de centros de coinovação que reproduzem uma cozinha, uma churrasqueira, uma zona de confeção de paella e uma área de limpeza.

Segundo o observatório, este centro, único no sector do grande consumo na Europa, destaca-se por ter conseguido criar “um espaço híbrido“, onde os colaboradores interagem com os produtos na sua localização natural e realizam todo o tipo de provas. É também um espaço onde se realizam formações internas sem interferir na atividade diária de uma loja. Num único local, pode-se executar e gerir todo o processo de desenvolvimento de produto, desde o início até ao seu lançamento definitivo em lojas reais, e implementar decisões sobre o sortido e sobre o espaço de venda.

Além do reconhecimento deste centro de coinovação, as Mini Barritas de Chocolate Hacendado com sementes crocantes são um exemplo, para o Institut Cerdà, de uma das melhores iniciativas de inovação em grande consumo em 2019. Este produto, elaborado pelo fornecedor totaler Dulces Olmedo, no município de Osuna, em Sevilha, destaca-se principalmente por contribuir para a categoria de snacks de chocolate com uma alternativa mais saudável. Deste modo, o desenvolvimento deste produto implicou “um grande esforço de pesquisa e desenvolvimento“, para alcançar uma mistura nova entre ingredientes de diferentes densidades, como chocolate, sementes (sésamo e linhaça castanha), cereais e bolacha.

O Centro de Coinovação de Jarro faz parte da rede de centros de coinovação que a Mercadona tem em Espanha e em Portugal, na sua grande maioria especializados em categorias de produtos. Atualmente, a empresa conta com um total de 19 centros, um deles em Portugal, em Matosinhos, onde realiza sessões de coinovação com os seus clientes.

Este centro de coinovação, lançado em 2011 através da Estratégia Avental, baseia-se na partilha de experiências e hábitos de consumo com os clientes, permitindo à empresa desenvolver um sortido eficaz ao melhor preço possível, em conjunto com os fornecedores totaler.

Publicidade

2019 registará o primeiro crescimento global das insolvências desde a crise

MercaChefe está a criar a maior garrafeira online para hotéis, restaurantes e cafés