in ,

Mercadona consolida o seu modelo de logística sustentável

Reutilização de caixas e paletes permite evitar 180 miltoneladas por ano de materiais de utilização única

A Mercadona consolida o seu modelo de logística sustentável depois de 25 anos de relação com a Logifruit, fornecedor Totaler de logística.

A empresa conseguiu melhorias logísticas importantes. Um bom exemplo é a conversão de caixas rígidas em caixas dobráveis, o que tem trazido benefícios em toda a cadeia de abastecimento, pois no espaço ocupado anteriormente por uma caixa rígida passaram a ser transportadas três caixas dobráveis. Este facto significou uma redução de 96.710 percursos de camião, resultando num menor consumo de combustíveis e de emissões de CO2 para a atmosfera.

 

Economia circular

Fundada em 1996, a Logifruit iniciou a sua relação com a Mercadona nesse mesmo ano, dando suporte aos seus fornecedores de frutas e legumes.

O design e os materiais utilizados permitem que quer as paletes quer as caixas completem vários circuitos, desde o produtor primário até à loja. A sua limpeza, fácil reparação e reciclabilidade – com designs modulares – convertem a Logifruit num modelo de economia circular. Cada caixa ou palete, após cada ciclo de utilização, regressa ao armazém e entra num processo automatizado de limpeza e desinfeção, que garante a sua segurança e higiene. Em poucos minutos estão prontas para serem utilizadas novamente.

Este sistema de trabalho eficiente e sustentável procura potenciar ao máximo as matérias-primas e alcançar o desperdício zero. Graças a estas caixas reutilizáveis, é possível economizar mais de 180 mil toneladas por ano em materiais de utilização única.

Os fornecedores Totaler da Mercadona também desenvolvem as suas próprias estratégias nesse sentido. Nos últimos anos, foram implementadas mais de 300 medidas para uma poupança total de 2.500 toneladas de embalagens.

Estamos cada vez mais convencidos da necessidade de continuar a cuidar do planeta e de promover iniciativas e modelos sustentáveis, como o da Logifruit, que também garante a segurança alimentar das embalagens, a ergonomia e a eficiência no transporte”, afirma Margarita Muñoz, diretora de responsabilidade social da Mercadona.

Publicidade

CeraVe TikTok

CeraVe aposta em campanha internacional com alguns dos maiores nomes do TikTok

Esri Portugal

Sistemas de informação geográfica apoiam a criação de negócios sustentáveis