A Mercadona abre o primeiro supermercado em Setúbal e assinala, assim, a chegada a um novo distrito. A nova loja fica no n.º 1 da Avenida Mestre Lima de Freitas e é já a 33.ª da cadeia em Portugal.
A abertura deste novo supermercado, em Setúbal, representa um importante marco no plano de expansão da empresa que, a 23 de junho de 2016, anunciou Portugal como o primeiro país para a sua internacionalização, criando, para o efeito, a empresa portuguesa Irmãdona Supermercados.
À semelhança das outras lojas, este supermercado, em Setúbal, dispõe de uma área de vendas de 1.900 metros quadrados divididos entre as secções de talho, charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, frutas e legumes e pronto a comer, com self-service e várias opções de pratos, servidos em embalagens fabricadas com materiais naturais, como a cana-de-açúcar (material compostável), cartão ou papel. Todas as novas lojas são construídas respeitando o modelo de loja eficiente da Mercadona.
A loja terá 150 lugares de estacionamento e contará também com dois lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos. A Mercadona aposta nas energias renováveis, designadamente através da instalação de painéis solares nos supermercados. É o caso desta loja, onde existem cerca de 430 painéis solares com capacidade para produzir 200kW. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas para autoconsumo, a empresa poupa aproximadamente 20% de energia elétrica anualmente.
No âmbito da política de responsabilidade social da empresa, este novo supermercado doará diariamente bens de primeira necessidade à APACCF – Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.
Mercadona
Foi a 2 de julho de 2019 que a Mercadona abriu o primeiro supermercado em Portugal, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Nos anos seguintes ,abriram outros 32 supermercados na região norte do país (nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro). Com a abertura de Setúbal, a Mercadona entra num novo distrito e na zona mais a sul do país, desde que chegou a Portugal.
A Mercadona conta com três centros de coinovação (em Matosinhos, Lisboa e Vila do Conde), nos quais estuda os gostos e hábitos dos consumidores portugueses, e um bloco logístico, na Póvoa de Varzim (que em 2021 foi alvo de obras de ampliação).
A pouco dias de completar três anos desde a primeira abertura, a Mercadona já investiu mais de 500 milhões de euros em Portugal e criou mais de 2.500 novos postos de trabalho no país. Com esta nova loja, vão ser criados 65 postos de trabalho, com contrato sem termo desde o primeiro dia.
Até ao final do ano, a Mercadona vai abrir outras seis novas lojas, fechando 2022 com um total de 39 supermercados em território português.
No dia 15 de julho, a Mercadona abrirá no Montijo um novo supermercado, situado na Rua do Laboratório, n.º 250.