in

Mercadona abre a primeira loja em Ceuta

Abriu esta quinta-feira, dia 13 de setembro, a primeira loja Mercadona em Ceuta. Localizado em La Almadraba, o ponto de venda representa um investimento de 7,6 milhões de euros e é o primeiro de dois projetados para esta cidade autónoma de Espanha. 

A loja representa a criação de 128 postos de trabalho e apresentará o novo modelo de loja eficiente. Conta com 2.062 metros quadrados de área de venda e 210 lugares de estacionamento. Com um design completamente renovado em relação ao modelo anterior de loja, com novas cores e materiais, tanto na fachada exterior do supermercado como na distribuição das diferentes secções, o ponto de venda aposta em espaços abertos que facilitam a entrada de luz natural e cores quentes na delimitação dos diferentes ambientes. 

A nova loja apresenta novidades em todas as secções. Tem uma nova entrada com vidros duplos, de modo a evitar correntes de ar, lineares específicos de leite fresco e sumos refrigerados, um novo talho, onde se pode escolher entre o sortido embalado ou pedir para que este seja preparado ao gosto do cliente no ponto de acabado, uma nova charcutaria com corte de presunto, um expositor central na perfumaria para cosméticos especializados e máquinas de sumo de laranja espremido na hora, entre outras novidades.

Este novo modelo de loja procura também oferecer um melhor serviço para facilitar o ato de compra dos clientes, ampliando os corredores de frutas e legumes e implementando dois novos modelos de carrinhos, mais ergonómicos e leves. Além disso, a fim de facilitar as tarefas diárias dos colaboradores, este novo supermercado inclui várias medidas para melhorar a ergonomia e eliminar o esforço excessivo. Para o design das novas caixas, a Mercadona contou com a colaboração do Instituto de Biomecânica de Valência. 

A nível ambiental, a Mercadona tomou medidas que permitem reduzir até 40% o consumo energético em relação ao modelo de loja convencional, devido à melhoria do isolamento térmico e acústico, otimizando os materiais e a espessura das paredes e tetos, e com novas arcas congeladoras mais eficientes energeticamente. Além disso, possui um sistema de iluminação LED automatizado que é regulado de acordo com as áreas e horas do dia.

Da mesma forma, este novo modelo de loja Mercadona, completamente conectado tecnologicamente, integra uma série de dispositivos eletrónicos e ferramentas que ajudam os colaboradores a partilhar informações de qualquer secção da loja, o que facilita a autogestão de cada supermercado e agiliza os processos de toda a cadeia. Estes novos dispositivos estão, entre outros, na linha de caixas, balanças ou o uso de tablets eletrónicos, que substituem o papel para realizar tarefas administrativas.

A Mercadona abrirá em Portugal oito a 10 lojas em 2019. Desde que anunciou a entrada em Portugal, a premissa da empresa tem sido sempre “em Portugal, queremos ser portugueses“. O primeiro grande passo foi a criação da sociedade Irmãdona Supermercados S.A., com domicílio fiscal em Portugal. A empresa tem sede no Porto, onde se situam os escritórios centrais, além dos existentes também em Lisboa.

Também foi iniciada a atividade no Centro de Coinovação, em Matosinhos, um macro laboratório de ideias de mil metros quadrados que ajuda a equipa da Mercadona a definir, junto dos clientes portugueses, o sortido de produtos, totalmente adaptado às necessidades deste mercado.

A Mercadona está também a construir, em duas parcelas com uma área total de 50 mil metros quadrados, na Póvoa de Varzim, um bloco logístico que servirá para o desenvolvimento da atividade logística em Portugal.

Atualmente, a empresa conta com 200 colaboradores portugueses e continua com os processos de seleção de todos os postos inicialmente previstos.

Media Markt desiste da compra de capital da Teknosa

PepsiCo triplica utilização de plástico reciclado nas suas garrafas