in

Mercado global da moda deve crescer 40% em três anos

moda

Depois de registar uma enorme quebra de receitas de 80 mil milhões de dólares nos últimos dois anos, devido à redução dos gastos dos consumidores causada pela inflação, a indústria global da moda voltou a acelerar o ritmo de crescimento e deverá atingir um novo marco nos próximos anos.

De acordo com os dados apresentados pela Stocklytics.com, prevê-se que o mercado global da moda cresça quase 40% nos próximos três anos e se torne uma indústria de um bilião de dólares.

O “revenge shopping” pós-COVID-19 ajudou a indústria da moda a disparar, com os compradores de todo o mundo a gastarem 766,2 mil milhões de dólares em moda em 2021, o valor mais elevado da história do mercado. Mas o que começou como um crescimento notável transformou-se numa queda, com as receitas do mercado a caírem quase 80 mil milhões de dólares durante 2022 e 2023 devido a uma queda nos gastos causada pela inflação.

No entanto, os dados da Statista mostram projeções de mercado otimistas para os anos seguintes. Até ao final de 2024, os compradores de todo o mundo gastarão 770,9 mil milhões de dólares em moda, ou seja, mais 83 mil milhões de dólares do que no ano passado. O Statista prevê que os gastos dos consumidores na indústria da moda continuem a crescer a uma média de 90 mil milhões de dólares por ano, ajudando todo o mercado a tornar-se uma indústria de um bilião de dólares até 2027.

Quase 60% desse valor virá das vendas de vestuário, o maior e mais rentável segmento do mercado. Prevê-se que as receitas do mercado do vestuário cresçam 38% e atinjam 631 mil milhões de dólares em 2027. O mercado dos acessórios registará um crescimento praticamente idêntico, com as receitas a atingirem 255 mil milhões de dólares nos próximos três anos. As vendas globais de calçado irão gerar 170 mil milhões de dólares até 2027, ou seja, mais 32% do que este ano.

Numa comparação global, a China e os Estados Unidos continuarão a ser os maiores mercados da indústria da moda, gerando mais de metade das receitas totais. De acordo com um estudo da Statista, as receitas da indústria da moda chinesa crescerão quase 40% e atingirão 323 mil milhões de dólares nos próximos três anos. Seguem-se os Estados Unidos com um crescimento de 34% neste período e 265 mil milhões de dólares em receitas até 2027.

 

Compra online e comércio social

O inquérito do Statista também deu uma visão interessante sobre o que impulsiona o crescimento da indústria da moda. De acordo com o estudo, as melhores experiências de compra online e a tendência do comércio social são os maiores contribuintes, seguidos pelo crescimento do PIB e pelo aumento do número de utilizadores da Internet.

Sendo as compras online o principal impulsionador do crescimento da indústria da moda, não é surpreendente que quase 35% da receita total em 2027 provenha de vendas online, contra 27% este ano.

O inquérito do Statista também mostrou que a indústria da moda registará um crescimento considerável de utilizadores nos próximos anos. Graças a gigantes do comércio eletrónico como a Amazon, JD.com e Taobao, e a plataformas de redes sociais que atraem milhões de novos compradores todos os anos, o número total de utilizadores na indústria da moda deverá aumentar em 400 milhões e atingir 2,5 mil milhões em 2027.

Siga-nos no:

Google News logo

Milaneza gama especial Saladas

Milaneza lança gama especial Saladas

Mattel pessoas daltónicas

Mattel anuncia que 80% do portefólio global de jogos será acessível a daltónicos até o final de 2024