in

Mercado do café pronto a beber com fortes perspetivas de crescimento

O mercado global do café pronto a beber cresceu consideravelmente nos últimos cinco anos e representa já vendas no retalho no valor de 18 mil milhões de dólares, de acordo com a consultora Euromonitor.

Este segmento está a crescer fortemente nos Estados Unidos da América e na China, segundo e terceiro maiores mercados em valor, com um aumento de, respetivamente, 13% e 23% em 2015. Desempenhos de dois dígitos foram também alcançados na Suíça, Reino Unido, Canadá, Malásia e Indonésia.
No Japão, o mercado mais importante para este segmento de produto, as vendas estão, contudo, em declínio. Segundo a Euromonitor, durante muito tempo, os japoneses bebiam este tipo de café em lata para obterem um “boost” de energia de forma pouco dispendiosa. Agora estão a transferir o consumo para o café acabado de fazer, comprado nas lojas de conveniência. Existe ainda a concorrência de outras opções funcionais, como as bebidas energéticas.

Por contraste, nos Estados Unidos da América e na China, este mercado está a beneficiar do crescimento das vendas nas cadeias de cafetaria, que estão a apostar no lançamento de novos produtos, com “packaging” inovador, para oferece uma experiência mais premium.

Publicidade

Publicidade

Sete grandes retalhistas em risco de falência

Mateus Aragonez tem nova imagem