in ,

Mercado de moda online da União Europeia vai crescer 50% até 2025

Foto Shutterstock

Apesar da queda no consumo, a CBCommerce.eu diz que as vendas online no sector da moda na União Europeia continuarão a crescer, nos próximos anos. Este crescimento será impulsionado pelo segmento da moda em segunda mão.

O mercado de moda online da União Europeia registou um volume de negócios de 119 mil milhões de euros, em 2021, representando uma quota de mercado de 25% do mercado total da moda online. Até 2025, a CBCommerce.eu prevê que o volume de negócios aumente 50% e que a quota de mercado cresça de 25% para 33%.

No entanto, a indústria da moda está atualmente sob muita pressão. A recessão macroeconómica pós-Covid e as pressões inflacionistas derivadas da guerra na Ucrânia estão a afetar, cada vez mais, o comportamento de compra dos clientes. Por conseguinte, a principal tendência para os próximos anos é a venda C2C, porque as pessoas irão procurar novas formas de poupar.

Ainda assim, o ranking dos principais intervenientes no sector da moda online da União Europeia é liderado por marcas B2C. No top 3, o primeiro lugar vai para a Zalando, com uma quota de mercado de 11,7%. O segundo lugar vai para a Amazon, com uma quota de mercado de 7,6%. A marca espanhola de moda Zara ocupa a terceira posição, com 6,2% das vendas.

 

Tendências

Uma das primeiras tendências é a proliferação de empresas C2C no ranking. A primeira destas empresas é a eBay, que tem uma quota de 5% do mercado. A segunda a aparecer é a Vinted, que já tem um GMV de 3,2 mil milhões de euros. Etsy e Vestiaire Collective também constam na lista.

O estudo da CBCommerce.eu mostra também a chegada de novas empresas no sector, que se estão a tornar cada vez mais importantes no mercado. “A sua missão é transformar a forma como as pessoas encontram as roupas de que gostam, incorporando novas tecnologias na experiência online“, descreve Carine Moitier, fundadora do CBCommerce.eu. Algumas das marcas são Allbirds, Gymshark, NA-KD, Qwertee e Stitch Fix e estão a emergir como marcas verticais nativas digitais, que desempenharão um papel fundamental na inovação da moda online.

Finalmente, o estudo realça a importância das novas tecnologias no sector, tais como o metaverso. Por exemplo, a marca de luxo Gucci lançou uma versão no metaverso do seu Gucci Garden em Roblox.

 

moda

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

DPD

DPD alarga descarbonização da frota para mais de 120 veículos elétricos em Portugal

Jungheinrich PM_22_FP_EFG_B-Serie

Jungheinrich lança novos modelos de empilhadores elétricos para PME’s