in

Massas Nacional com 100% de trigo duro de cereais do Alentejo

Com o lançamento desta edição limitada, o Grupo Cerealis, através da marca Nacional, concretiza um projeto de fileira que tem sido desenvolvido ao longo de vários anos, em parceria com os produtores de cereais do Alentejo e com as áreas de investigação, nomeadamente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e do Instituto Politécnico de Beja (IPB).

Este projeto visa o desenvolvimento das variedades de trigo duro mais adaptadas aos solos e clima das regiões produtoras, permitindo, ao longo do tempo, melhorar a qualidade e o rendimento do trigo duro alentejano ajustando-o aos requisitos da indústria e dos consumidores. O trigo duro, matéria-prima base para a produção de massas alimentícias de qualidade, tem no Alentejo um elevado potencial, registando, nos últimos anos, um incremento assinalável.

Este projeto foi desenvolvido em parceria entre a Cerealis e os agrupamentos de produtores de cereais Cersul, Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, Cooperativa Agrícola de Beringel, Globalqueva e Procereais, estando a rastreabilidade do produto final assegurada por um organismo independente de controlo, a Certis.

A Nacional, marca portuguesa com mais de 165 anos de história, lança esta edição especial limitada, “promovendo um trigo duro de excelência de uma região agrícola de referência, moído por uma empresa com longo conhecimento de produzir massas alimentícias“. Esta massa será produzida em molde de bronze, conferindo-lhe uma rugosidade e características únicas, sendo apresentada em dois formatos distintos: Linguine e Gemelli.

A Cerealis faz notar a recetividade do mercado e dos clientes. A cadeia de distribuição reconheceu o simbolismo e o valor acrescentado, garantindo, assim, a presença destas duas variedades de massas Nacional Alentejo na maioria das lojas do retalho alimentar em Portugal.

O projeto foi apresentado esta terça-feira, dia 19 de junho, num evento realizado na Biblioteca do Convento do Beato, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Reckitt Benckiser só vai usar plástico reciclável e reutilizável em 2025

L’Oréal Paris anuncia colaboração exclusiva com Isabel Marant