Mars Iberia
in

Mars assume compromisso de tornar-se uma empresa neutra em carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050

A Mars acaba de anunciar o seu compromisso de atingir as zero emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em toda a sua cadeia de valor, até 2050, de forma a alinhar-se com o objetivo mais ambicioso do Acordo de Paris de limitar o aumento de temperatura global a 1,5°C.

Este compromisso baseou-se nos resultados do relatório do passado mês de julho do Grupo Intergovernamental de Especialistas em Alteração Climática (IPCC), que reforçou a urgência de atingir as zero emissões a nível global para prevenir impactos negativos do aquecimento global.

Desta forma, a empresa associa-se ao Compromisso de Ambição Empresarial para 1,5ºC da Iniciativa dos Objetivos baseados na Ciência e a Race to Zero, enquanto acelera os seus esforços para atingir as zero emissões.

 

Ações

Entre as ações a desenvolver nesse sentido, está a redução absoluta de emissões em toda a pegada de GEE, incluindo todas as emissões de alcance 3, como as emissões indiretas (por exemplo, viagens de negócios, emissões de clientes retail, utilização de produtos vendidos e fim de vida útil do produto), e a definição de objetivos para um período de cinco anos para impulsionar a ação e efetuar um acompanhamento do seu progresso.

Paralelamente, a Mars irá liminar a desflorestação na sua cadeia de fornecimento, particularmente nas matérias-primas chave que têm maior impacto nas emissões.

O salário dos executivos será associado à redução de emissões da cadeia de valor de GEE.

Finalmente, os mais de 20 mil fornecedores da Mars serão desafiados a tomarem medidas de combate às alterações climáticas e a estabelecerem objetivos significativos.

“A escala da intervenção global deve ser mais audaz e rápida. A alteração climática já está a ter um impacto no planeta e na vida das pessoas”, afirma Grant Reid, CEO da Mars. “Este vai ser um desafio significativo e não poderemos atingir o nosso objetivo sem a colaboração dos nossos associados, fornecedores, clientes, consumidores e parceiros. É muito importante que trabalhemos em conjunto para impulsionar o crescimento e alcance”.

A Mars está a impulsionar a ação climática no âmbito das emissões há mais de uma década através do seu compromisso, definido em 2009, para atingir as zero emissões em operações diretas até 2040.

O anúncio de agora foi desenvolvido a partir do seu Plano Sustentável numa Geração, avançando com o seu anterior compromisso de reduzir as emissões em toda a sua cadeia de valor em 67%, até 2050, e reforçando o seu objetivo a curto prazo de reduzir os GEE em toda a sua cadeia de valor em 27%, até 2025.

Desde 2015, a Mars tem reduzido as emissões em toda a sua cadeia de valor em 7,3%, apesar do seu negócio continuar a crescer. Nas suas operações diretas, a empresa reduziu as emissões em 31% e já está no caminho para alcançar o seu objetivo provisório para 2025 (redução de 42%).

 

Royal Canin

A principal marca da Mars, a Royal Canin, irá procurar atingir a neutralidade carbónica para todo o seu portfólio, em 2025, com a sua primeira gama de produtos que tem como objetivo obter a certificação de neutralidade carbónica, em 2022. Esta certificação será obtida através de projetos financiados pelo preço interno do carbono, uma metodologia baseada na ciência para calcular a pegada de carbono de cada produto, a adesão à norma PAS 2060 para a neutralidade de carbono, uma abordagem mais eficaz com os parceiros da cadeia de valor para minimizar as emissões de GEE e também para apoiar o crédito de iniciativas de carbono de elevada qualidade para as restantes emissões. “As nossas marcas desempenham um papel fundamental para impulsionar o progresso e, principalmente, em chamar a atenção dos consumidores para esta temática. Estou satisfeito por podermos fazer deste compromisso um futuro mais sustentável para as todas as pessoas, animais de estimação e o planeta”, acrescenta Grant Reid.

 

Compromisso Net Zero

Em 2022, será divulgado um plano completo das zero emissões que será alinhado com as regras antecipadas pela Iniciativa dos Objetivos baseados na Ciência sobre as zero emissões, previstas para o fim de 2021. Para atingir este objetivo, serão concretizadas várias iniciativas na Mars que incluem a transição para energia 100% renovável, redesenhar as suas cadeias de fornecimento para acabar com a desflorestação e a ampliação das iniciativas em agricultura sustentável e regenerativa.

Tetley logo

Tetley lança infusão de fruta com vitamina C que ajuda a reforçar o sistema imunitário

Pate_queijo_ovelha_90gr_Prisca_25x25cm

Casa da Prisca aposta em linha de patês tradicionais